Em entrevista à CNN, Joe Biden garante que Trump não aceitará uma derrota nas eleições

Lorena Camile Por Lorena Camile
4 min de leitura
Foto Destaque: em entrevista à CNN, Joe Biden garante que Trump não aceitará uma derrota nas eleições (Reprodução/ Kevin Lamarque/ REUTERS)

O atual presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, comentou em entrevista à CNN o quanto as possíveis reações de seu rival na corrida presidencial podem ser perigosas. O democrata afirmou que Trump não aceitaria a derrota caso o atual fosse reeleito.  

Suas palavras na entrevista

Nesta quarta-feira (8), em entrevista à CNN a respeito das eleições presidenciais que estão para acontecer em novembro, o atual presidente e candidato à presidência, Joe Biden, declarou que em um possível quadro onde ganhe receberia um difícil comportamento de seu rival republicano, Donald Trump, onde o ex-presidente e também candidato não aceitasse o resultado.  

Ele pode não aceitar o resultado das eleições. Eu garanto que ele não aceitará, o que é perigoso, disse o presidente em entrevista.  

Tal possibilidade não pode ser descartada, considerando atitudes passadas do ex-presidente que alegou haver erros no resultado da eleição de 2020 onde também disputou a presidência com Joe Biden. Sua forte discordância com o resultado passado, sucedeu momentos inoportunos e históricos na política norte-americana, um deles sendo a Invasão ao Capitólio, comandado em sua maioria por eleitores que também não aceitaram a derrota do republicano. 

Ainda na entrevista, o presidente dos Estados Unidos mencionou determinadas afirmações feitas por governantes de países aliados: Veja, eu viajo por todo o mundo; outros líderes mundiais, vocês sabem o que eles dizem? Não é piada. Depois de uma reunião importante, 80% [dizem] ‘você tem que ganhar… minha democracia está em jogo'”, alegou o democrata.  O presidente continuou analisando comentários e críticas de Trump durante as campanhas eleitorais, onde o rival ressaltou a ideia de utilizar a presidência para fins próprios caso haja retorno à Casa Branca.


Donald Trump em campanha eleitoral para as eleições de novembro desse ano
Donald Trump em campanha eleitoral para as eleições de novembro deste ano (Foto: reprodução/Christian Monterrosa/Bloomberg)

“[Trump] está dizendo que vai garantir que o procurador-geral processe quem ele mandar, e que o despedirá se não fizer isso. […] Ele disse isso, sobretudo o que tem a ver com processos judiciais […] Que presidente já disse algo assim? Mas ele está falando sério”acrescentou o candidato.  

Eleições americanas

eleição presidencial nos Estados Unidos de 2024 está para ocorrer no dia 5 de novembro de 2024, uma terça-feira. Esta será a 60.ª eleição presidencial quadrienal e a primeira eleição após a redistribuição dos votos eleitorais de acordo com o censo pós-2020.  

Joe Biden, representando os democratas, é um dos candidatos da corrida presidencial e já é o mandatário mais velho a ocupar o cargo presidencial, com 81 anos. Donald Trump, de 77, é outro forte candidato e principal rival de Biden. Mesmo após 91 acusações criminais em quatro quadros diferentes, o ex-presidente já conquistou o número de 1.215 delegados para ser candidato necessário além de um grande número de eleitores.  

Robert F. Kennedy Jr., Corney West e Jill Stein são outros três candidatos que concorrem mas apresentam baixas pontuações nas pesquisas.  

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile