Enem 2024: Segundo dia do exame nacional do ensino médio tem abstenção menor

Inep divulgou neste domingo (20) um balaço preliminar dos dois dias de exame

Isabella Grisolia Rouxinol Por Isabella Grisolia Rouxinol
3 min de leitura
Foto Destaque: Enem 2024 (Reprodução/Instagram/@inep_oficial)

O ministro da Educação, Camilo Santana, e o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palácios, divulgaram dados preliminares sobre o segundo dia do Enem 2024, segundo o relatório cerca de 30,6% dos estudantes inscritos faltaram a aplicação do exame que ocorreu neste domingo, 10 de novembro.

Dados divulgados

Camilo Santana, afirmou que a taxa de abstenção neste ano foi inferior às edições de 2023 e 2022 do exame, com 32% e 32,1% dos candidatos ausentes no segundo dia de prova, respectivamente. Já em comparação ao primeiro dia da prova de 2024, a abstenção foi de 26,6%.

O Ministro da educação ainda disse que a média de abstenção deve ser mantido, ao longo dos anos, e diz que pretende avaliar melhor os dados. Para ele, houve uma diminuição pequena e ainda afirmou que seu grande objetivo agora, e saber a taxa de abstenção dos alunos inscritos no Enem que são matriculados cursando o Ensino Médio, tanto nas escolas da rede pública, quanto da privada.


Balaço preliminar sobre presenças e ausência no enem entre 2022 e 2024 (Reprodução/Instagram/@inep_oficial)

Já nos dados comparativos divulgados entre os estados, a maior abstenção do segundo dia de provas do Enem foi registrada no Rio Grande do Sul (48,6%), seguido pelo estado do Amazonas (44,7%), Mato Grosso (35,7%), Acre (35,5%) e Amapá (34,7%). A menor taxa foi registrada no Ceará (24,3%).

Também foi revelado que houve 1.925 eliminados do Enem neste domingo, menos do que os 4.999 do primeiro dia de prova, sendo grande parte dos motivos por portarem equipamentos eletrônicos, deixarem a prova do caderno de questões antes dos 30 minutos finais, por saírem do local da prova antes do horário permitido, utilização de impressos, e também por registros de divulgação de imagens da prova.

As ocorrências aumentaram, passando de 689 do primeiro dia para 1.037 no segundo, mas não houve registro de prejuízo em nenhum local que foi realizado as provas.

Segundo dia de prova e antecipação de gabaritos

O caderno do exame deste domingo foi dividido em dois blocos temáticos: 45 de ciências da natureza (química, física e biologia) e 45 de matemáticas e suas tecnologias, tendo uma duração de cinco horas e meia para realização da prova.

O ministro da educação informou ainda que o Inep vai antecipar a publicação dos gabaritos e provas do Enem 2024 já para a próxima semana, a previsão anterior é só seria divulgado os resultados no dia 20 de novembro. A correção do exame foi realizada pelo SAS Educação em parceria com o colégio Ari de Sá, de Fortaleza–CE.

Sair da versão mobile