Inep divulga gabarito oficial do primeiro fim de semana do Enem 2025
No primeiro fim de semana do Enem 2025; os vestibulandos fizeram a prova de linguagens, ciências humanas e a redação, e já foi divulgado o gabarito oficial
Nesta quinta-feira (13), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, pela primeira vez em datas diferentes, o gabarito oficial das provas do Enem. A prova de Linguagens, Ciências Humanas e Redação ocorreu no domingo (9). Essa prova tem 45 questões de Linguagens, 45 de Ciências Humanas e a Redação. Nela, o vestibulando teve o tempo de 5 horas e 30 minutos para resolver as questões e fazer a redação.
Até o ano de 2024, o gabarito oficial era divulgado dias após o segundo domingo do Enem, nele estavam os gabaritos de todas as provas juntos (Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática). A mudança é bem vista, pois os vestibulandos podem aliviar um pouco a pressão e a ansiedade entre uma prova e a outra. Também ajuda no fluxo operacional e pode ter sido adotada como uma medida de otimização. Porém, os estudantes devem ficar atentos, porque o número de acertos sozinho não determina a sua nota, mas sim o sistema (TRI), que só será divulgado em janeiro do ano seguinte à aplicação da prova.
Teoria de Resposta ao Item (TRI)
A Teoria de Resposta ao Item (TRI) é um método de correção utilizado pelo Inep no Enem. Nesse método, prioriza-se a coerência no desempenho dos vestibulandos. Por exemplo, se um estudante acertar as questões muito difíceis, mas errar as fáceis, seria incoerente, e o sistema, com esse método, detecta um possível “chute” e, então, atribuirá menos pontos ao estudante. Para concluir, esse método serve para comprovar que o aluno não acertou pelo acaso, mas sim porque sabia as respostas.
Em outro exemplo, dois candidatos que acertarem exatamente o mesmo número de perguntas podem tirar notas diferentes.
Ver essa foto no Instagram
Gabarito Oficial das provas de Linguagens e Ciências Humanas do Enem 2025 (Foto: reprodução/Instagram/@inep_oficial/@mineducacao)
A Redação do Enem 2025 teve como tema “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”, um tema muito importante e atual. Por coincidência, justamente neste ano, o Enem registrou um aumento no número de idosos inscritos na prova: 17.192 participantes, comparado a 2022, o que representa um crescimento de 191%. Os estados do Sudeste tiveram a maior representatividade da terceira idade: no Rio de Janeiro, foram 3.087 estudantes; em São Paulo, 2.367 vestibulandos; e em Minas Gerais, mais 1.997 alunos.
Ingresso a universidades pelo Enem
O Enem foi criado em 1998 pelo Ministério da Educação (MEC), com o objetivo inicial de avaliar o desempenho dos estudantes no Ensino Médio. A primeira mudança ocorreu em 2004, quando a prova começou a ser usada para o ingresso no ensino superior por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni). Em 2009, houve uma reforma que consolidou a prova no país, com um novo formato e a criação do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Com isso, o Enem se tornou a principal forma de acesso a universidades públicas e a outros programas com bolsas em universidades particulares, como o Prouni, e bolsas de estudo oferecidas pelo governo, como o Fies.
Ver essa foto no Instagram
Post do Mec sobre o segundo dia de prova do Enem (Foto: reprodução/Instagram/@inep_oficial/@mineducacao)
Para concluir, no próximo domingo (16), ocorrerá o segundo dia de prova do Enem. Desta vez, serão 45 questões de Matemática e 45 questões de Ciências da Natureza, e o vestibulando terá cerca de 5 horas para concluir a prova. — Você, estudante que não acertou tantas questões no primeiro dia, não deixe de fazer a segunda prova. Como citado anteriormente, o método TRI é fundamental para sua nota final e, portanto, com a junção da primeira prova, da nota da redação e da segunda prova, ainda é possível conseguir sua entrada em uma universidade e realizar o sonho de estudar e se formar na profissão que almeja.
