Equipe de Joe Biden anuncia que ex-presidente está com câncer de próstata
O ex-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, foi diagnosticado neste domingo (18) com câncer de próstata. O político teve seu estado de saúde divulgado através do seu gabinete pelos seus assessores de imprensa, que também informaram que a doença já está no nível 9 de estágio avançado. Estado de saúde do Democrata Um dos estados […]
O ex-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, foi diagnosticado neste domingo (18) com câncer de próstata. O político teve seu estado de saúde divulgado através do seu gabinete pelos seus assessores de imprensa, que também informaram que a doença já está no nível 9 de estágio avançado.
Estado de saúde do Democrata
Um dos estados mais agressivos do câncer de próstata, a pontuação chamada escore de Gleason tem como uma escala de 1 a 10 para a aparência das células cancerígenas comparadas a suas semelhantes normais. O político foi diagnosticado com a doença aos 82 anos de idade.
Examinado na semana passada por médicos especialistas, Biden apresentava um quadro sintomático com problemas urinários e também foi constatado que o câncer está se espalhando pelos ossos. O gabinete do ex-presidente estadunidense afirmou: “Embora esta represente uma forma mais agressiva da doença, o câncer parece ser sensível a hormônios, o que permite um tratamento eficaz. O presidente e sua família estão analisando as opções de tratamento com seus médicos.”
Saiba o que é o câncer de próstata
O câncer de próstata envolve as regiões da uretra e a glândula prostática, com o desenvolvimento de um tumor na região. Em casos mais avançados com a sua expansão sobre outras regiões mais próximas, envolve os ossos, bexiga, vesículas seminais e também linfonodos.
O tratamento da doença pode variar com o quadro do paciente e o estado atual da doença. Além da quimioterapia ou imunoterapia, que são tratamentos aplicados em diversos tipos de câncer, também pode ser usada a terapia hormonal, cirurgia de prostatectomia e radioterapia.
Biden que foi o presidente mais velho a assumir posse da presidência dos EUA, tendo sido vice-presidente do governo de Barack Obama em dois mandatos (2009-2017) e presidente eleito (2021-2024). O político era cotado para ser o concorrente do Partido Democrata contra Donald Trump nas eleições de 2024, porém devido a idade foi substituído por Kamala Harris.
