Trump menciona ataque terrestre dos EUA em território venezuelano
Segundo Trump, uma base do narcotráfico foi atingida por ataque terrestre na Venezuela, porém a ação não foi confirmada pelas autoridades dos Estados Unidos
Nesta segunda-feira (29), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que forças americanas realizaram um ataque contra a Venezuela. O ataque foi realizado de forma terrestre e contra uma instalação que, segundo Trump, era usada pelo narcotráfico no país.
Operação citada por Trump
As declarações começaram inicialmente durante uma entrevista à rádio americana WABC, de Nova York, na última sexta-feira (26), quando o presidente mencionou uma operação, porém sem muitos detalhes. No domingo (28), o jornal The New York Times informou que o local se referia a instalações usadas por narcotraficantes na Venezuela. A confirmação dos fatos e de toda a operação aconteceu somente nesta segunda-feira, vinda diretamente do presidente Donald Trump após ser questionado.
Durante a entrevista, o presidente afirmou que houve uma “grande explosão na área onde eles carregam os barcos com drogas”. Ainda segundo Trump, o local “não existe mais”.
Detalhes sobre o local exato não foram informados. Também não foi divulgado se o ataque foi conduzido pelas Forças Armadas ou pela CIA (Agência Central de Inteligência).
Silêncio e ataques
Algumas fontes foram ouvidas pela imprensa americana e, segundo informações, o presidente Trump pode estar se referindo a instalações vinculadas ao narcotráfico na costa da Venezuela. O jornal The New York Times reportou que membros da administração indicaram que se trata de uma base usada por traficantes para abastecer embarcações. O jornal não apresentou confirmações oficiais sobre os detalhes da operação.
Nicolás Maduro, da Venezuela (Foto: reprodução/Juan Barreto/Getty Images Embed)
O possível ataque surge em meio a um ambiente crescente de pressão de Washington sobre o regime de Nicolás Maduro, na Venezuela, que inclui diversas operações marítimas e ações com a finalidade de desmantelar redes de tráfico de drogas e também enfraquecer a economia venezuelana.
Até agora, os Estados Unidos têm realizado, em sua maioria, ataques a embarcações suspeitas em mar aberto e apreensões de petroleiros venezuelanos, além de movimentação militar mais ampla no Caribe, mas não havia confirmação pública anterior de um ataque em solo venezuelano.
Nenhuma confirmação oficial foi feita até o momento por órgãos americanos, como o Pentágono, a Casa Branca ou a própria CIA, sobre a suposta ação. O governo da Venezuela também não publicou nenhuma nota sobre o ataque.
