Evaristo Costa revela detalhes da Doença de Crohn

O jornalista, que já chegou a perder 22kg em um mês, diz se sentir definhando

Fernanda Eirão Por Fernanda Eirão
5 min de leitura
Foto destaque: o jornalista EVaristo Costa fala sobre a repentina perda de peso e o constrangimento causado pela doença de Crohn (Reprodução/Instagram/@evaristocostaoficial)

O jornalista e ex-âncora do Jornal Hoje, Evaristo Costa, desabafou com o público sobre a condição de saúde que vem prejudicando seu estado físico e sua imunidade. Ele foi diagnosticado com a Doença de Crohn em 2021 e havia entrado em um quadro estável. Entretanto, há cerca de um ano ele começou a ter crises, sentindo os sintomas com mais intensidade. Evaristo comentou sobre o caso durante uma entrevista ao PodCringe, cujo episódio foi lançado na última quinta-feira (26).

O desabafo de Evaristo

Em conversa com o apresentador do podcast, Michael Keller, Evaristo reportou as dificuldades de viver com o diagnóstico da doença. Ele contou que emagrece todos os dias, pois a doença, que afeta o trato gastrointestinal, o impede de absorver nutrientes. 

“Eu me sinto definhando, é como defino para o médico. Todos os dias eu me sinto definhando. Perco meio quilo por dia… Posso comer qualquer coisa, mas não para dentro de mim. A alimentação não para dentro de mim, então não pego os nutrientes ideais e estou sempre com a imunidade baixa”, disse ele.


O jornalista contou detalhes em episódio do PodCringe (Foto: Reprodução/YouTube/Domingo espetacular)


O jornalista também falou sobre o constrangimento causado pela doença, cujo principal sintoma é diarreia. Ele disse ir ao banheiro cerca de 30 a 40 vezes por dia e que falar sobre o assunto lhe trazia vergonha.

“Eu preciso estar nos lugares com um banheiro por perto. Em 2021, eu comecei a ter diarreia associada a sangue, mas não liguei pra isso. Passei três meses assim, emagreci muito. Eu só fui procurar ajuda quando perdi as forças, até para levantar da cama”, relata ele.

Evarista estava fazendo tratamento à base de corticoides, que causam inchaço. Ele chegou aos 99kg, mas quando os médicos chegaram à conclusão de que o medicamento não estava surtindo efeito, o suspenderam. Evaristo, então, perdeu 22kg no espaço de três semanas. Ele relata que pessoas elogiaram sua forma física, dizendo que estava “magrinho”. Mas ele ressalta que não é um emagrecimento saudável de verdade e que, por dentro, o seu sistema está todo desregulado.

O que é a Doença de Crohn

A condição é uma inflamação crônica que afeta o sistema gastrointestinal, principalmente o intestino delgado e o intestino grosso, os chamados íleo e cólon, respectivamente. A doença não tem cura, mas existem terapias que ajudam a reprimir o processo inflamatório desregulado. O tratamento ajuda os pacientes a controlar os sintomas, que incluem diarreia, cólica abdominal, febre frequente e, por vezes, sangramento retal. Perda de apetite e de peso também estão associados à doença.

O relato de Evaristo ajuda a trazer mais luz para a Doença de Crohn, considerada uma síndrome bastante rara, mas que é um fator de risco para o câncer de intestino. Com a entrevista e internação do jornalista ocorrida em janeiro deste ano, mais pessoas ficaram curiosas em entender a doença. Evaristo teve uma infecção por causa da baixa imunidade ocasionada pela doença.

Outros nomes conhecidos também são acometidos pela doença. Dentre eles, o ator James Tyler Williams, famoso pelo seriado “Todo Mundo Odeia O Chris”, o humorista e ex-affair de Kim Kardashian, Pete Davidson, e já falecida atriz Shannen Doherty, que participou dos seriados “Charmed” e “Beverly Hills 90210”, mais conhecido como “Barrados no Baile”, no Brasil.

O diagnóstico é feito por meio de exames de imagem e endoscopias, além de exames de sangue. O tratamento é feito em etapas, por meio de um sistema que mede a atividade intestinal baseado no número de vezes que o paciente evacua, nas dores abdominais sentidas e indisposição geral. Se o quadro da doença for mais leve, um clínico pode acompanhar a doença e ver como ela evolui.

Sair da versão mobile