Explosão causada por fogos no Tatuapé gera fatalidade

Explosão em imóvel da zona leste de São Paulo transformou depósito clandestino de fogos de artifício em tragédia nessa quinta-feira

14 nov, 2025
Asssutando moradores, incêndio de grandes proporções atinge cidade de Tatuapé | Reprodução/Instagram/@tatuapebairro
Asssutando moradores, incêndio de grandes proporções atinge cidade de Tatuapé | Reprodução/Instagram/@tatuapebairro

Na noite de quinta-feira (13), um imóvel residencial no Tatuapé, na zona leste de São Paulo, foi destruído por uma explosão de grandes proporções que transformou os arredores em cenário de destruição. Segundo a Polícia Civil, o local funcionava como depósito ilegal de fogos de artifício. A tragédia deixou um homem morto, dez pessoas feridas, e cerca de 23 imóveis interditados, além de ter provocado danos em veículos e estruturas vizinhas. As autoridades iniciaram investigações para apurar as causas, enquanto técnicos da Defesa Civil avaliam os estragos.

Depósito clandestino e impacto na vizinhança

O imóvel atingido funcionava como um depósito irregular de fogos de artifício, semelhante a bombas, de acordo com a Polícia Civil. A quantidade de materiais guardados no local aumentou de forma significativa o impacto da explosão, que se espalhou rapidamente pela quadra. A onda de choque atingiu casas vizinhas, que tiveram muros, telhados e estruturas internas comprometidas. Após a avaliação inicial, a Defesa Civil interditou 23 imóveis na região.

Doze desses imóveis apresentavam danos estruturais extensos, considerados incompatíveis com a permanência segura dos moradores. Outros onze foram bloqueados parcialmente por apresentarem rachaduras, janelas estilhaçadas, portas deslocadas e risco potencial de agravamento dos danos. As equipes seguiram realizando novas vistorias para determinar quais imóveis poderão ser liberados e quais precisarão de obras emergenciais.

Nos destroços, foi encontrado um corpo completamente carbonizado, que pode ser o do próprio morador responsável pelo depósito. Dez pessoas precisaram de atendimento médico, incluindo a proprietária da casa atingida e o filho dela. Além disso, veículos estacionados na região foram danificados e estruturas metálicas caíram por conta da força da explosão.


Incêndio causa tensão na cidade do Tatuapé, destruindo casas (Vídeo: reprodução/YouTube/ UOL)


Investigação, riscos e possíveis causas

A polícia abriu inquérito para apurar a detonação, enquadrando o caso como explosão, crime ambiental e lesão corporal. Uma das linhas de investigação considera que o responsável pelo depósito estaria manuseando explosivos quando ocorreu o acidente, ele não tinha autorização para trabalhar com esse tipo de artefato.

Há ainda indícios de ligação entre esse homem e grupos que soltam balões, segundo análises feitas pela polícia nas redes sociais. Por sua vez, a Enel confirmou que a rede elétrica local foi afetada pela explosão, mas parte da rede de subtransmissão foi religada automaticamente. A comunidade foi chamada pela polícia para colaborar com informações que possam identificar outros depósitos irregulares e evitar novas tragédias.

 

Mais notícias