O influenciador digital, Felipe Neto, criou uma vaquinha online em suas redes sociais afim de ajudar as vítimas da enchente no estado do Rio Grande do Sul e levar água potável para os desabrigados. O empresário conseguiu R$ 1,6 milhões de reais, isso com apenas 4 horas de vaquinha. Número que dobrou para 4,8 milhões em tempo record.
A responsável pela distribuição dos purificadores será a FAB (Força Aérea Brasileira).
“Nesse momento existe uma quantidade enorme de pessoas passando sede e essas pessoas estão em áreas de dificílimo acesso. Ao mesmo tempo que estamos mobilizando para levar água para onde é possível acessar, encontramos solução para levar água potável para pessoas em áreas que não dar para chegar, somente por meio de via aérea”, disse Felipe Neto.
Outros famosos também se posicionaram com ajuda, como Whindersson Nunes, Luísa Sonsa, Anitta, Pedro Scooby e outros.
Ajuda da Primeira Dama
Felipe Neto está contando com a ajuda de Janja, primeira dama do Brasil, em sua campanha que tem por objetivo financiar água potável para todo o estado do Rio Grande do Sul. Cada purificador custa em média R$ 22 mil e existem apenas 200 em todo o país. O influenciador frizou que para ação dar certo, é necessário comprar todos os purificadores do país num tempo muito curto, pois a Força Aérea Brasileira não terá como voltar ao estado duas vezes.
Maior catástrofe do Rio Grande do Sul
A situação do Rio Grande do Sul segue crítica. Segundo a defesa civil, sobe para 90 o número de mortes — com 4 casos suspeitos e críticos— decorrentes do mau tempo e das chuvas intensas, 131 desaparecidos — com muitas crianças em abrigos longe da família—, 362 feridos e 1,4 milhões de pessoas afetadas, desabrigadas e com prejuízos financeiros e psicológicos. A estimativa é que as chuvas diminuam o fluxo a partir da semana que vem, entretanto, as consequências do desastre precisarão de tempo e doações para serem revertidas.