A saúde do Papa Francisco, de 88 anos, tem motivado a comoção mundial. Internado desde o dia 14 de fevereiro no Hospital Gemelli, em Roma, o Papa enfrenta uma bronquite que evoluiu para pneumonia bilateral. Seu estado de saúde permanece em estado crítico. No sábado (22), o Vaticano informou que o pontífice sofreu uma crise asmática prolongada e precisará de transfusões de sangue devido ao baixo nível de plaquetas.
Vigílias e orações pelo mundo
Diversos fiéis ao redor de todo mundo têm se unido em orações pela recuperação do Papa. Em Roma, grupos se reúnem em vigília em frente ao hospital onde ele está internado. Na Argentina, terra natal do pontífice, projetaram a imagem dele no Obelisco de Buenos Aires, simbolizando esperança e solidariedade. No México, os fiéis congregaram na Basílica de Guadalupe, na Cidade do México.
Fiéis fazem preces em frente ao hospital Gemelli em Roma (Foto: reprodução/Massimo Valicchia/AFP/Getty Images Embed)
No Brasil, diversas regiões organizaram momentos de orações dedicados a saúde do Papa Francisco. Os bispos brasileiros expressaram solidariedade e comunhão com o Santo Padre, incentivando os fiéis a manterem as preces em favor do Papa.
Mensagens de esperança e atualizações
Apesar da gravidade de seu estado de saúde, o Papa Francisco se mantém confiante. Em mensagem recente, o pontífice afirmou que segue confiante e agradeceu ao corpo médicos e às manifestações de carinho recebidas, especialmente das crianças.
O Vaticano informou que o Papa passou uma noite tranquila. No entanto, após a crise asmática, sua condição ainda exige cuidados intensivos. Além disso, os médicos o monitoram rigorosamente e ajustam o tratamento conforme necessário. Por isso, ele segue sob observação constante, recebendo suporte de oxigênio. Enquanto isso, sua agenda permanece suspensa até nova avaliação. A comunidade internacional segue em vigília e orações, refletindo a conexão espiritual que transcende fronteiras e culturas.