Fies oferece 112 mil novas vagas em 2025

Fies anuncia nesta quinta-feira (020, a criação de 112 mil novas vagas para 2025, focando em áreas estratégicas no mercado de trabalho

Caio Guto Por Caio Guto
2 min de leitura
Foto Destaque: Aplicativo oficial do programa (reprodução/Agência Brasil)

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) abriu 112 mil novas vagas para 2025, conforme anunciado pelo Ministério da Educação (MEC) nesta quinta-feira (02). O programa, que subsidia cursos de graduação em instituições de ensino superior privadas, pretende distribuir as novas vagas focando em áreas consideradas estratégicas, como saúde, engenharia e tecnologia da informação (TI).

Critérios de seleção e condições específicas


Poster oficial do FIES (divulgação/MEC)

Para concorrer ao financiamento, os candidatos devem ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a de 2010, com nota mínima de 450 pontos e sem zerar a redação. Além disso, a renda familiar per capita é um dos principais critérios de elegibilidade, tendo como limite na modalidade principal, o de até três salários mínimos.

O Fies oferece juros zero para os beneficiários da modalidade principal, com parcelas ajustadas à renda do estudante após a formação. Existe também a modalidade P-Fies, voltada para estudantes com renda familiar mais elevada, que opera com taxas de juros definidas pelos agentes financeiros.

Impacto social e sua importância para a educação no Brasil


Ministro da Educação Camilo Santana (Esquerda), ao lado do presidente Lula (Direita) (reprodução/Ton Molina/NurPhoto/Getty Images Embed)


Desde sua criação, o Fies tem sido um aliado fundamental para estudantes de baixa renda que lutam para ingressar no ensino superior. A ampliação das vagas para 2025 reflete o compromisso do governo Lula na pauta de democratizar, cada vez mais, o acesso à educação.

O ministro da Educação, Camilo Santana, ainda comentou sobre a mudança no cronograma, em entrevista:

Vamos garantir novas vagas para o Fies em 2025, permitindo que jovens de baixa renda financiem cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior no país. O governo do presidente Lula está investindo mais de R$ 774 milhões no Fies, um programa que abre portas para milhares de brasileiras e brasileiros terem uma educação de qualidade.

As inscrições ocorrerão no início de cada semestre, porém ainda não há dados sobre datas e período específicos.

Por Caio Guto
Seguir
Carioca da gema de 20 anos, atualmente sou graduando em Publicidade e Propaganda, almejando ainda cursar Jornalismo, após o término do curso atual. No geral, me considero uma pessoa criativa, com imensa paixão pela escrita, que se manifesta em diferentes formas, incluíndo principalmente músicas e poemas autorais. Dentro do âmbito jornalístico, o universo esportivo é uma das minhas grandes inspirações, sobretudo o nosso querido futebol. Além disso, sou também fascinado pelo mundo da música e dos videogames, que alimentam minha curiosidade e criatividade, ao mesmo tempo que me proporcionam momentos únicos.