Francisco tem reunião com autoridades do Vaticano, mesmo com a saúde crítica

Mesmo internado há 12 dias, Papa Francisco segue com agenda ativa e reuniões no Vaticano, enquanto seu estado de saúde permanece estável.

2 min de leitura
Foto do Papa Francisco
Foto destaque: Papa Francisco (reprodução/x/g1)

Mesmo com a saúde em estado crítico, a agenda de trabalho do Papa Francisco tem se mantido carregada. A Santa Sé relatou, por meio de seu site oficial, que o pontífice participou de uma reunião com autoridades do Vaticano para discutir questões de trabalho nesta terça-feira (25).

Francisco, de 88 anos, está há 12 dias internado no hospital Gemelli e passa pela internação mais longa de seu papado, que começou em 2013.


Papa Francisco (Foto: Reprodução/VINCENZO PINTO/Getty Images Embed)


A situação atual do papa

De acordo com a Santa Sé, o Papa passou uma “noite tranquila” nesta terça-feira (25). Um funcionário do hospital disse que Francisco mantém um bom apetite e se movimenta pelo quarto do hospital.

A situação de saúde do pontífice ainda é considerada crítica. No entanto, a Santa Sé afirmou que Francisco está estável, com os parâmetros hemodinâmicos controlados e sem episódios respiratórios agudos.

Francisco realizou uma tomografia computadorizada que poderá ter seus resultados divulgados ainda na noite desta quarta-feira (26).

A sala de imprensa do Vaticano havia comunicado nesta terça-feira:

O Papa foi submetido a uma tomografia computadorizada programada para monitoramento radiológico de pneumonia bilateral.

Além disso, também foi dito que a agenda de trabalho permaneceu movimentada neste dia:

Após receber a Eucaristia, retomou suas atividades de trabalho.

Visitas recebidas

No dia 19 de fevereiro, Francisco recebeu a visita da primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni. Na ocasião, Meloni disse ter encontrado o Papa alegre e ativo:

Brincamos como sempre. Ele não perdeu o senso de humor proverbial.

contou Meloni em uma declaração.

Já na última segunda-feira (24), o cardeal Pietro Parolin, um nome forte apontado pela imprensa em caso de um possível conclave, visitou Francisco no hospital. Parolin, no mesmo dia, realizou uma oração coletiva do terço na Praça São Pedro.

O pontífice está internado no hospital Gemelli desde 14 de fevereiro, quando apresentou, inicialmente, um quadro de bronquite.

Sou um estudante de jornalismo da Universidade Federal Fluminense apaixonado por cinema e literatura.
Sair da versão mobile