Golpes são aplicados por criminosos que se passam por bancos; saiba como evitar a fraude

Redação INMAG Por Redação INMAG
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Foto destaque: golpes de call center (reprodução/G1) 

Um grupo de criminosos está burlando o identificador de chamadas, se passando por agências bancárias e aplicando golpes. 

Diversos cidadãos têm recebido chamadas dos golpistas, acreditando ser do número do banco, no qual possuem uma conta ativa, afinal, o número que aparece durante a chamada, é o mesmo da agência bancária. 

Algumas vítimas das tentativas de golpe 

Na cidade Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, uma consultora de vendas, que preferiu não se identificar, acreditou que a ligação recebida fosse, de fato, do banco. A vítima tinha o número salvo na sua agenda de contatos. 

Segundo a consultora, a gravação, ou resposta automática, apresenta a mesma locução e as mesmas opções ao dispor do cliente, que são utilizadas pelo banco. Um golpista teria questionado se ela havia realizado compras e pagamentos via boletos, no valor de R$16mil, e para cancelar as despesas e receber o valor de volta, uma transferência para outra conta corrente precisaria ser feita. A consultora seguiu as instruções, e acabou sendo vítima. 

“Eu não só perdi uma parte de uma poupança, como também foram compras no cartão de crédito, eu precisei pagar o cartão de crédito para não virar uma bola de neve. Tive que fazer um empréstimo para poder pagar”, relatou. 

Já em São Paulo, uma professora, que também não quis se identificar, teve o prejuízo de R$72 mil, durante um golpe, no qual, foi orientada a se dirigir a um caixa eletrônico, e em seguida, forneceu seus dados bancários. 

“Eu estava pra trocar um veículo e, simplesmente, por isso que foi liberado aquele dia o dinheiro, que eu já ia trocar. E no mesmo dia que foi liberado, eles acabaram com tudo em 10 minutos”, lamentou. 

A equipe que realizou a reportagem para o G1, também recebeu uma ligação semelhante. A chamada apresentava o número de um banco.

O jornalista ouviu a gravação, na qual, era solicitada a confirmação de uma compra feita pela internet. O golpista apontava uma compra no valor de 4.790 reais, e na sequência, disponibilizava os comandos.Caso não reconheça, digite 2 e fale imediatamente com um de nossos atendentes.” 

Ao discar a opção 2, o repórter foi atendido por outro golpista, que também teria perguntado sobre a compra, que foi negada. Assim como foi direcionado à consultora de vendas, o golpista disponibilizou o suposto cancelamento, que foi autorizado pelo repórter, e em seguida, foi solicitada uma senha. Quando o golpista percebeu o número errado, a chamada foi finalizada. 

Como o golpe do call center pode ser identificado

De acordo com o advogado e especialista em crimes cibernéticos, José Milagre, essas quadrilhas fazem o uso de aplicativos, que imitam o número dos bancos. 

“Estes números que as pessoas recebem, ligações que são idênticos, são iguais, são os números de instituições oficiais, eles são falseados por meio de programas e sistemas que permitem que eu altere o ID do originador de chamada, colocando inclusive o número de uma instituição financeira”, explicou. 

José Milagre

Conforme a Agência Nacional de Telecomunicações, em abril deste ano, será implementada uma ferramenta que irá bloquear as chamadas adulteradas. 


Criminosos fazem abordagem às vítimas por meio de ligações (Foto: reprodução/G1)


O diretor adjunto de serviços da Febraban, Valter Faria, explica que, os bancos não utilizam esse tipo de número, e sempre procuram trabalhar de forma mais passiva, ou seja, aguardando a ligação do cliente em suas centrais de atendimento. 

O diretor afirma ainda que, em caso de ligações identificadas como bancos, a possível vítima deve, antes de qualquer ação ou disposição de informações ou dados, sobre suas credenciais bancárias, esteja seguindo às orientações de desligar a chamada, e em seguida, fazer uma ligação para o banco no qual possui conta ativa. 

Matéria por Karen Fernanda Nascimento (Lorena – R7)

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