Governador de São Paulo visita ex presidente Jair Bolsonaro em prisão domiciliar
Na tarde desta segunda-feira (29), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, realizou sua segunda visita ao ex-presidente Jair Messias Bolsonaro, que cumpre prisão domiciliar desde o dia 4 de agosto. Esta foi a primeira vez que o governador esteve com Bolsonaro após a condenação do ex-mandatário a 27 anos e 3 meses de […]
Na tarde desta segunda-feira (29), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, realizou sua segunda visita ao ex-presidente Jair Messias Bolsonaro, que cumpre prisão domiciliar desde o dia 4 de agosto. Esta foi a primeira vez que o governador esteve com Bolsonaro após a condenação do ex-mandatário a 27 anos e 3 meses de prisão por crimes relacionados à tentativa de golpe de Estado, determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Visita de negócios
Bolsonaro recebeu Tarcísio em sua residência, acompanhado de seus filhos: senador Flávio Bolsonaro, do Rio de Janeiro, e do vereador Jair Renan, de Santa Catarina. Durante o encontro, que incluiu um almoço seguido de conversas, o governador afirmou acreditar que a anistia ao ex-presidente seria o caminho mais adequado para garantir estabilidade e pacificação no cenário político nacional. Segundo ele, as propostas em discussão no Congresso, que preveem apenas a redução da pena, não contemplariam de forma satisfatória a situação do ex-presidente Bolsonaro. Tarcísio também declarou que pretende disputar a reeleição ao governo paulista em 2026, afastando a possibilidade de concorrer à Presidência da República.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/F/A/9EwKWTQXyGLbtgREvedA/age20250929031.jpg)
Compromissos do Governador
Segundo a colunista Ana Flor, do portal G1, o governador havia sido convidado para a cerimônia de posse do ministro Edson Fachin como presidente do STF e do ministro Alexandre de Moraes como vice-presidente, realizada em Brasília. Contudo, decidiu não comparecer, pois a presença do governador na posse dos ministros poderia ser interpretada como ‘’sinal de moderação”. O principal compromisso oficial de Tarcísio nesta segunda-feira foi a visita ao ex-presidente.
Bolsonaro, que segue utilizando tornozeleira eletrônica, também enfrenta complicações de saúde após o diagnóstico de câncer de pele. Por esse motivo, o STF ainda avalia o local definitivo onde o ex-presidente deverá cumprir a pena.
