Governo Trump promete iniciar perfuração e mineração em região de Alasca
O governo Trump comunicou nessa segunda-feira (2), que há uma tentativa de romper as proteções federais a regiões do Alasca que são ricas em recursos naturais. O objetivo é conseguir criar uma base de perfuração e mineração dessas áreas, para conseguir captar esses recursos. Essa ação, que faz parte da agenda de Donald Trump, de […]
O governo Trump comunicou nessa segunda-feira (2), que há uma tentativa de romper as proteções federais a regiões do Alasca que são ricas em recursos naturais. O objetivo é conseguir criar uma base de perfuração e mineração dessas áreas, para conseguir captar esses recursos.
Essa ação, que faz parte da agenda de Donald Trump, de obtenção da maior quantidade de bens naturais, gera polêmica, pela região explorada ser rica em fauna, servindo de habitat natural de várias espécies.
O presidente dos Estados Unidos declarou que está trabalhando para eliminar as barreiras federais que protegem áreas do Alasca, estimada em milhões de hectares.
O plano de Trump
Essa tentativa de derrubar as proteções se deve a uma de suas políticas, que visa perfurar e minerar a maior quantidade de regiões que podem entregar recursos naturais importantes para a economia do país.
Donald Trump saindo da Casa Branca (Foto: reprodução/Celal Gunes/Anadolu/Getty Images Embed)
O Secretário do Interior, Doug Jones, disse que o governo de Joe Biden ultrapassou o nível máximo de autoridade ao proibir a perfuração de petróleo em uma grande parte da Reserva Nacional de Petróleo do Alasca, que possui um tamanho de 9,3 milhões de hectares. Essa tentativa de restaurar a permissão para explorar as terras foi elogiada por funcionários da área de perfuração.
A região do Alasca
A Reserva Nacional de Petróleo do Alasca é uma região ecologicamente sensível, localizada por volta de 960 quilômetros ao norte de Anchorage, cercada pelo Mar de Chukchi, em seu lado oeste, e o Mar de Beaufort, no norte. Essa terra é lar de várias espécies, como ursos-cinzentos, ursos-polares, renas, diversos tipos de aves migratórias, entre outras. Ela é também a maior área de terras públicas dos Estados Unidos.

As reservas foram criadas no início do século XX e inicialmente serviram como base de suprimentos para a Marinha. No ano de 1976, o Congresso permitiu que as terras federais pudessem servir como meio de obtenção de recursos que fosse permitido o desenvolvimento comercial da região. Entretanto, foi demandado pelo governo que a perfuração de petróleo fosse equilibrada com a conservação da fauna e flora.
