De acordo com o Grok, a inteligência artificial do X, Elon Musk – o dono da rede – é o maior propagador de desinformação da rede social. A afirmação surgiu quando um usuário perguntou: “Quem é o maior disseminador de fake news” do X.
Contudo, em outro momento, a IA apresentou exemplos de fake news que o empresário divulgou e sugeriu que ele possivelmente exerce algum controle sobre ela.
Os usuários marcaram o Grok e fizeram perguntas diretamente à inteligência artificial, usando o recurso de menção (@grok) para obter essas respostas.
Grok detalha fakes publicadas por Musk
Logo após uma usuária pedir exemplificação das desinformações publicadas por Musk, a IA do X detalhou que o bilionário mentiu ao dizer que no estado do Michigan tinha mais eleitores que moradores.
Ainda mais em outra resposta, o Grok afirmou que Musk divulgou uma imagem falsa de Kamala Harris, retratada como uma ditadora comunista. A imagem foi criada por inteligência artificial e publicada pelo bilionário, atingindo um bilhão de visualizações.
Outra desinformação amplificada por Musk no X foi de que as “crianças são essencialmente imunes à COVID-19”. O Grok afirmou que especialistas em saúde desmentiram essa declaração.
Além disso, ao questionarem a importância da vacinação em crianças, a IA afirmou que as vacinas são seguras. Essa declaração contradiz o que Musk afirmou durante a pandemia de Covid-19.

A mesma pergunta em outras IAs
Desde que as respostas do Grok viralizaram nas redes sociais, procuramos saber das principais IAs se ‘elas também consideram Elon Musk o maior propagador de fakes da internet’.
O ChatGPT se recusa a rotulá-lo como disseminador de fakes, embora reconheça a figura polêmica do bilionário. E se limita a dizer que alguns compartilhamentos são duvidosos e imprecisos.
Já o Copilot, desenvolvido pela Microsoft, afirmou que Musk compartilha, por vezes, desinformações e inclusive lembrou que, recentemente, o bilionário republicou “informações controversas” sobre a série “Adolescência”, da Netflix. Mas, que apesar disso, não o considera o maior disseminador de mentiras da rede X.
Por fim, o Gemini, do Google, reconhecido por não se envolver em temas controversos, declarou que “existem evidências indicando que Elon Musk tem desempenhado um papel na disseminação de desinformação no X”.