Homem que explodiu em frente ao STF, teria utilizado extintor de incêndio no atentado

Vídeos da câmera de segurança do local onde ocorreu a explosão, indicou que ele utilizou extintores cheios de gasolina no atentado

Lucas da Silva Fiuza Por Lucas da Silva Fiuza
Foto destaque: peritos ao lado do corpo de Francisco, autor da tentativa de atentado ao STF (Reprodução/ Evaristo SA/Getty Images embed)

Na última quarta-feira (13), Francisco Wanderley Cruz tentou atentar contra o STF, explodindo bombas na Praça dos Três Poderes. De acordo com imagens divulgadas de filmagens feitas pelas câmeras de segurança do Supremo, ele teria utilizado um extintor cheio de gasolina e um pano para tentar causar um incêndio na Estátua da Justiça .

Laudo

Conforme o laudo pericial divulgado, ao tentar o ataque, Francisco teria sofrido traumatismo cranioencefálico, e ainda foi acometido com queimaduras graves no rosto, por conta da explosão da bomba que ele carregava. Sua mão, devido ao impacto ocorrido no momento da explosão, também ficou destruída. Especialistas informaram a existência de características pirotécnicas no artefato utilizado por ele. Tinha semelhanças com rojões.

Imagens

Além de terem identificado os objetos utilizados por Francisco, no momento em que estava tentando explodir a Estátua da Justiça; as câmeras também identificaram um casal tentando fugir no momento da explosão. Pelo que foi mostrado nas imagens, uma moça estava correndo e logo atrás vinha um homem que recuou ao chegar próximo do carro. A testemunha Laiane Costa relatou que o autor do atentado acendeu a bomba, olhando para as pessoas que estavam ao seu redor.


Polícia vigia a Praça dos Três Poderes, após homem atentar contra o STF, no dia 13 de novembro (Foto: reprodução/Evaristo SA/Getty Images embed)


Testemunhas

Ainda de acordo com Laiane Costa, Francisco teria passado pelas pessoas e dado joinha, como se ele estivesse avisando o que iria acontecer a seguir. Uma das moças que estavam presentes no local, também lamentou, dizendo que ao olhar para aquele corpo no chão, se sentiu triste em não poder ter ajudado. Crime ocorreu na última quarta-feira (13), na Praça dos Três Poderes .

O STF está investigando, para descobrir qual eram os planos de Francisco naquele dia para poder entender de fato o que aconteceu.

Sair da versão mobile