Inmet emite aviso sobre chegada de frente fria a partir da próxima quarta-feira

A região Centro-Sul do país deve sofrer com a chegada de uma frente fria no decorrer desta semana. As temperaturas começam a despencar já nesta última semana de maio, se estendendo até os primeiros dias de junho. Estados como São Paulo, Curitiba, Porto Alegre e Campo Grande poderão registrar temperatura mínima abaixo da casa dos […]

26 maio, 2025
Foto destaque: Nova onda de frente fria deve atingir a região Centro-Sul do país. (Reprodução/NurPhoto/Getty Images Embed)
Foto destaque: Nova onda de frente fria deve atingir a região Centro-Sul do país. (Reprodução/NurPhoto/Getty Images Embed)
Frente fria chega nesta semana

A região Centro-Sul do país deve sofrer com a chegada de uma frente fria no decorrer desta semana. As temperaturas começam a despencar já nesta última semana de maio, se estendendo até os primeiros dias de junho. Estados como São Paulo, Curitiba, Porto Alegre e Campo Grande poderão registrar temperatura mínima abaixo da casa dos 10°C.

Inmet emite alertas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois avisos alertando sobre a queda de temperatura, com uma diminuição de até 5°C nas temperaturas de estados da região Centro-Sul. O primeiro aviso de queda de temperatura é referente ao período de 28 e 29 de maio, para os estados de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, parte de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia. Já o segundo aviso vale para os dias 29 e 30 de maio em parte de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Rondônia, Amazonas e Acre.


Um dos alertas emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia sobre a queda nas temperaturas. (Foto: Reprodução/X/@inmet_)

Fenômenos ocasionados pela frente fria

O avanço da massa polar deve avançar pela região sul do país e, posteriormente, atingir outras regiões. Especialistas preveem que a onda de frio seja dividida em dois. A primeira onda se inicia já nesta terça-feira (27), com um aumento da frente fria e provocando chuva no Sul e instabilidades em São Paulo e no Mato Grosso. Já a segunda onda se inicia no dia sábado (31), se estendendo até domingo (01), contando com o reforço do ar polar e, potencialmente, derrubando as temperaturas das regiões Sudeste e Centro-Oeste.

Segundo o Climatempo, o avanço dessa frente fria traz a possibilidade de geadas na região Sul do país, afetando não só a população, mas também as plantações agrícolas. O vento gelado dessa onda de frio é do tipo continental, ocasionando um fenômeno chamado ‘friagem’, que pode avançar sobre Rondônia, Acre e no sul do Amazonas.

Mais notícias