O Governo Federal anunciou, nesta segunda-feira (13), que a abertura das inscrições para o SISU (Sistema de Seleção Unificada), será no próximo dia 17. Gerido pelo Ministério da Educação (MEC), o sistema utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para selecionar estudantes para instituições públicas de ensino superior. O resultado da chamada regular será divulgado em 26 de janeiro, com matrículas previstas para o período de 27 a 31 de janeiro. Aqueles que não forem aprovados poderão participar da lista de espera, que estará aberta no mesmo período das matrículas.
Como funciona a inscrição
A inscrição é gratuita e deve ser realizada exclusivamente online, por meio do portal oficial do SISU. Para acessar o sistema, o candidato deve usar as informações de login do Gov.br, plataforma digital do governo federal. As notas do Enem 2024 são automaticamente recuperadas pelo sistema.
Ao se inscrever, o candidato responde a um questionário socioeconômico, necessário para verificar a elegibilidade à Lei de Cotas. Além disso, pode escolher até duas opções de curso, que podem ser alteradas durante o período de inscrições. O sistema considera a última alteração como válida.
Requisitos e lista de espera
Podem participar do SISU 2025, os estudantes que realizaram o Enem 2024, obtiveram nota maior que zero na redação e não declararam participação como treineiros.
No sistema, o candidato poderá escolher duas opções de cursos. Caso não seja aprovado na primeira opção, poderá concorrer à segunda. Aqueles que não forem selecionados em nenhuma das duas opções indicadas ainda terão a oportunidade de disputar uma vaga por meio da lista de espera.
O SISU é uma das principais portas de entrada para o ensino superior público no Brasil, proporcionando acesso a milhares de vagas em instituições de todo o país, desde que a instituição almejada utilize o SISU como meio de ingresso.
O SISU entrou em vigor em 2010, com o objetivo de unificar a seleção de alunos nas instituições públicas de ensino superior de todo o país.