Inundações causam tragédia no Novo México, nos EUA e vitimam três pessoas
O estado americano do Novo México sofreu nesta terça-feira (08) graves enchentes decorrentes das chuvas intensas na região, deixando pelo menos três mortos. As vítimas incluíam duas crianças pequenas, de quatro e sete anos, juntamente com um homem adulto. Diversas pessoas ficaram presas em casa e de veículos no resort de Ruidoso, segundo informações de […]
O estado americano do Novo México sofreu nesta terça-feira (08) graves enchentes decorrentes das chuvas intensas na região, deixando pelo menos três mortos. As vítimas incluíam duas crianças pequenas, de quatro e sete anos, juntamente com um homem adulto.
Diversas pessoas ficaram presas em casa e de veículos no resort de Ruidoso, segundo informações de uma autoridade estadual de emergência. Imagens delicadas das enchentes circularam na web, mostrando casas sendo arrastadas pela água da chuva e indo em direção ao Rio Ruidoso, chocando o público nas redes sociais.
Resgates da Guarda Nacional
Segundo a porta-voz do Departamento de segurança interna do Novo México, Danielle Silva, a Guarda Nacional dos Estados Unidos mobilizou tropas para a região e realizou ao menos 85 resgates de sobreviventes da enchente, inclusive de pessoas que estavam presas em veículos e de casas em Ruidoso. A porta-voz também comentou que o nível da água no Rio Ruidoso aumentou em 6,2 metros no pico da enchente.
As águas começaram a abaixar durante a noite e as autoridades também procuraram por desaparecidos em escombros. As enchentes ocorreram somente quatro dias depois que uma inundação que ocorreu no entorno do Rio Guadalupe e que matou 119 pessoas e deixou 160 desaparecidos.
Enchentes no Texas
A tragédia ocorreu no estado do Texas e pegou desprevenido diversas pessoas, em especial no condado de Ker em que foram vitimadas 95 vidas. No Novo México, o agravamento das enchentes ocorreu devido à degradação causada por um incêndio na área florestal e que acabou causando uma erosão no solo da região.
O Resort Ruidoso, um conhecido destino de férias de verão e estação de esqui, está situado na cadeia montanhosa de Sierra Blanca, na região centro-sul do Novo México. Ele fica aproximadamente a 185 km ao sul de Albuquerque, a maior cidade do estado.
