Jatinho cai e explode em praia de Ubatuba
As condições meteorológicas do aeroporto eram complicadas devido às chuvas
Um avião de pequeno porte explodiu na praia do Cruzeiro, em Ubatuba, litoral de São Paulo, na manhã desta quinta-feira (9). O acidente causou a morte do piloto do avião e deixou oito vítimas, cinco que estavam na aeronave e três atingidas no solo. Segundo Karoline Magalhães, capitã do Corpo de Bombeiros, as quatro vítimas que estavam no avião foram retiradas com vida e conscientes e foram levadas estabilizadas para o hospital.
A prefeitura de Ubatuba informou que três pessoas estavam em uma pista de skate no local e foram socorridas. Além delas, outra vítima que estava na orla no momento do acidente foi levada pelo Samu com uma fratura. O piloto chegou a ser resgatado, passou por uma massagem cardíaca, mas não resistiu.
Condições meteorológicas desfavoráveis
A operadora do Aeroporto Estadual de Ubatuba, a Rede Voa, informou que o jatinho saiu do Aeroporto Municipal de Mineiros, em Goiás, e tentou pousar no aeroporto de Ubatuba. No entanto, a aeronave encontrou a pista em um estado danificado com chuva e molhada.
Ao tentar pousar no aeroporto, o avião de pequeno porte ultrapassou a pista e caiu na praia. No total, 20 bombeiros militares, equipes da Defesa Civil, Guarda Civil Municipal, Secretaria de Segurança e Polícia Militar estão no local para o resgate das vítimas e do avião.
A situação da aeronave
O Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) informou que o jatinho passou por uma excursão de pista, quando o avião sai da pista no momento do pouso ou da decolagem. A aeronave foi fabricada em 2008, pela empresa Cessna Aircraft, e tem capacidade para oito pessoas, além de dois pilotos.

O jatinho possui matrícula PR-GFS, modelo 525 e, segundo o sistema da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a situação de aeronavegabilidade estava normalizada, mas com operação para táxi aéreo negada. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), unidade da Força Aérea Brasileira (FAB), foi acionado para a ocorrência.
