Lula afirma que não quer depender do dólar e sugere nova moeda comercial para BRICS

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou suas intenções de convencer os membros do Brics a negociar sem utilizar o dólar como moeda universal em uma entrevista à rádio Bandnews FM, nesta última terça-feira (12). Desse modo, o membro do partido dos trabalhadores (PT) afirmou sua posição em relação à moeda estrangeira e destacou […]

13 ago, 2025
Foto destaque: Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (Reprodução/Instagram/@lulaoficial)
Foto destaque: Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (Reprodução/Instagram/@lulaoficial)
O Presidente Lula se pronuncia sobre sua opinião acerca do dólar e sugere alternativas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou suas intenções de convencer os membros do Brics a negociar sem utilizar o dólar como moeda universal em uma entrevista à rádio Bandnews FM, nesta última terça-feira (12). Desse modo, o membro do partido dos trabalhadores (PT) afirmou sua posição em relação à moeda estrangeira e destacou que não pretende ficar à mercê da cédula norte-americana. Assim, Lula deseja discutir com os países aliados a necessidade de um cifrão de comércio para ser utilizado entre eles.

Além disso, o presidente que expressou ser contra a ideia de “ficar dependendo” do dólar americano ofereceu uma segunda alternativa para os países aliados ao Brics —Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Sendo assim, o petista alegou que não deveriam continuar em função do dólar, que é o cifrão de um único país que foi assumido como a “moeda do mundo”. Segundo o presidente brasileiro, os outros países possuem o direito de negociar sem amarras financeiras e indagou por que o Brasil e a China não poderiam negociar entre eles com o real ou com o yuan chinês.

Lula admite não querer mexer totalmente com o dólar

Conforme uma matéria da CNN Brasil, o presidente ainda revelou que não é contra a moeda norte-americana. Inclusive, Lula afirmou que ela é uma moeda importante e que os EUA soube administrar a máquina que roda essa cédula. No entanto, ele não recusa a ideia de discutir no Brics uma moeda de comércio entre eles e ainda declarou que não irá recusar essa alternativa antes de deter a oportunidade de a pôr em prática. Assim, Lula também deixou claro que alguém precisaria o convencer do contrário.


O presidente Lula anuncia o projeto “Brasil Soberano” (Foto: reprodução/Instagram/@lulaoficial)


Lula afirma que ninguém determinou que o dólar é a moeda padrão

Ainda de acordo com a CNN Brasil, essa não seria a primeira vez que o presidente do Brasil chegou a defender medidas para enfraquecer o uso do dólar no cenário do mercado global. Vale ressaltar as tentativas do petista de propagar a utilização de moedas locais nas transações entre os países aliados durante as reuniões do Brics no Rio de Janeiro no início de Julho. Além disso, Lula já havia deixado clara sua opinião quando declarou que o mundo precisa encontrar um jeito de estabelecer relações comerciais sem que precisem passar pelo dólar.

Durante essa afirmação, ele esclareceu que quando a negociação do Brasil for com os EUA, a moeda pode sim ser em dólar. Porém, o país sul-americano não precisaria do cifrão norte-americano quando for realizar trocas com a Argentina ou com a China, por exemplo. Ainda de acordo com o presidente Luíz Inácio, para ele “ninguém determinou que o dólar é a moeda padrão”. E o representante brasileiro ainda terminou seu discurso indagando qual fórum havia determinado que a cédula estadunidense era universal.

Mais notícias