Lula abre COP30 em Belém e destaca a importância do evento para o clima global

Nesta segunda-feira (10), iniciou em Belém (PA) a 30ª Conferência Climática das Nações Unidas (COP30). O evento, promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU), reúne líderes de diversos países para discutir ações e iniciativas voltadas ao clima. Na abertura oficial, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, fez um discurso destacando a importância da realização da conferência em Belém e afirmou que “é mais fácil financiar o clima do que guerras”.

O discurso do Presidente

Durante o discurso de abertura, o presidente Lula destacou a importância da realização do evento na capital paraense, mesmo diante dos desafios logísticos e estruturais que todo o estado vem enfrentando ao longo do ano. Lula ressaltou que sediar a conferência no Pará foi um grande desafio, mas se tornou uma demonstração de comprometimento, verdade e coragem. “Quando se tem disposição e compromisso com a verdade, a gente prova que não tem nada impossível. O impossível é não ter coragem para enfrentar desafios.”


Presidente Lula para COP30 em Belém (Foto: reprodução/Bruno Peres/Agência Brasil)


O presidente também afirmou que esta será “a COP da verdade”, enfatizando a necessidade de combater a desinformação e valorizar estudos e informações científicas.
“Vivemos uma era de desinformação e rejeição aos estudos científicos. É momento de impor uma nova derrota aos negacionistas”, declarou. Além disso, o presidente fez comparações sobre os gastos de países que estavam ou estão passando por guerras e afirmou que ”É mais barato financiar o clima do que a guerra”.

Pautas políticas da COP30

As principais pautas de negociação foram definidas previamente, durante uma reunião da chamada Cúpula dos Líderes, que se encerrou na última sexta-feira (7). As pautas incluem acelerar a transição energética; ampliar o financiamento climático e promover a proteção das florestas e matas tropicais.
Apesar da presença de representantes de diversas nações, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não compareceu e tampouco enviou representantes ao evento até o momento.

A COP30 irá reunir cerca de 500 mil participantes até o dia 21 de novembro, incluindo empresários, cientistas, ativistas, líderes políticos e etc. Consolidando a cidade de Belém como um importante centro de debates globais sobre o futuro climático do planeta nos próximos dias.