Lula visita Rio Grande do Sul e promete apoio para reconstruir estradas e infraestrutura

Mari Aldemira Por Mari Aldemira
3 min de leitura
Foto destaque: Lula visita Rio Grande do Sul e promete apoio para reconstruir estradas e infraestrutura danificada (reprodução/Getty Images Embed)

No último domingo (5), Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi até Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul, severamente afetado pelas chuvas desde a semana passada. Em sua visita, foi realizada uma avaliação dos danos causados pela catástrofe, especialmente em relação à infraestrutura das regiões afetadas. Juntamente de uma comitiva de ministros e autoridades, o presidente disse que haverá apoio do governo federal para que o estado possa reconstruir as estradas e toda a infraestrutura afetada e destruída com o ocorrido.


Imagens da destruição no Rio Grande do Sul (Foto: reprodução/Gustavo Ghisleni/Getty Images Embed)


Ajuda do Ministério dos Transportes

O Ministério dos Transportes será o responsável em auxiliar o governo estadual do Rio Grande do Sul na recuperação das estradas estaduais danificadas. “Eu sei que o estado tem uma situação financeira difícil”, afirmou Lula. Ainda sobre o governador do estado,  Eduardo Leite (PSDB):  “(…) não fique preocupado, que o governo federal, através do Ministério do Transporte, vai ajudar você a recuperar as estradas estaduais, porque é da nossa repressão”, disse o presidente.

Além disso, Lula falou sobre a presença de vários ministros em sua comitiva para auxiliar em ações de reconstrução de diferentes áreas afetadas: educação, saúde, assistência social e habitação. Ademais, o presidente pediu a colaboração dos deputados federais riograndenses na liberação das emendas parlamentares destinadas ao estado, para que os recursos possam ser obtidos de imediato para que então as obras de recuperação comecem mais rápido.

Prioridades

Lula já havia visitado o Rio Grande do Sul desde o início das enchentes. Na última quinta-feira (2), ele havia ido até Santa Maria acompanhar os trabalhos de resgate e socorro às vítimas. O ministro da Integração Nacional, Waldez Góes, disse durante a reunião que os governos federal e estadual devem começar a trabalhar com as prefeituras de regiões como o Vale do Taquari, para restabelecer serviços onde os rios começam a recuar. Mas no momento o mesmo esclareceu que a prioridade continuará sendo o resgate das pessoas ilhadas.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile