Manifestantes tomam ruas dos EUA e Europa contra políticas de Trump e Musk

Milhares de manifestantes saíram às ruas neste sábado (5), em diferentes cidades dos Estados Unidos e da Europa. Manifestantes protestam contra as recentes medidas que o presidente americano Donald Trump e seu principal assessor, Elon Musk, implementaram. As manifestações, que adotaram o lema “Hands Off!” (“Tirem as mãos”), tiveram como foco principal a defesa de […]

06 abr, 2025
Foto destaque: Manifestantes se reúnem em Washington e capitais europeias em protesto contra medidas adotadas por Trump e Elon Musk (Reprodução/Evy Mages/Instagram/@washingtonianmag)
Foto destaque: Manifestantes se reúnem em Washington e capitais europeias em protesto contra medidas adotadas por Trump e Elon Musk (Reprodução/Evy Mages/Instagram/@washingtonianmag)
Manifestantes se reúnem em Washington e capitais europeias em protesto contra medidas adotadas por Trump e Elon Musk

Milhares de manifestantes saíram às ruas neste sábado (5), em diferentes cidades dos Estados Unidos e da Europa. Manifestantes protestam contra as recentes medidas que o presidente americano Donald Trump e seu principal assessor, Elon Musk, implementaram. As manifestações, que adotaram o lema “Hands Off!” (“Tirem as mãos”), tiveram como foco principal a defesa de direitos civis e sociais considerados ameaçados pelas novas diretrizes do governo norte-americano. Nos EUA, os atos aconteceram em todos os 50 estados, com grande destaque para Washington, D.C., onde mais de 20 mil pessoas se reuniram.

Críticas ao protagonismo de Elon Musk

Críticos têm acusado o empresário Elon Musk, que atualmente lidera o chamado Departamento de Eficiência Governamental, de conduzir políticas de austeridade que incluem cortes no funcionalismo público e na assistência social. Segundo opositores, essas medidas não apenas enfraquecem a atuação do Estado, como também colocam em risco a proteção de populações vulneráveis.


Manifestantes
Multidão ocupa a capital dos EUA exigindo respeito aos direitos civis (Foto: Reprodução/Reuters/Instagram/@rappler)

Além disso, há crescente preocupação com o poder político informal que Elon Musk acumula dentro do governo. Atuando com autonomia em áreas sensíveis sem aprovação do Congresso. O discurso de eficiência e modernização, segundo analistas, mascara um avanço autoritário que busca desmontar pilares do serviço público.

Tensões crescentes e resistência organizada

Atualmente, o cenário político americano, já marcado por forte polarização, ganha um novo capítulo com a crescente resistência organizada em escala internacional.


Protestos
Manifestantes em frente ao Capitólio dos EUA (Foto: Reprodução/Reuters/Instagram/@rappler)

Por sua vez, os protestos do último sábado mostram que uma parte significativa da população está atenta e mobilizada frente ao que considera um retrocesso nos direitos e nas liberdades democráticas. Diante disso, a tendência é que o movimento ganhe força, especialmente com a proximidade das eleições, pressionando Trump e Musk a responderem à insatisfação popular.

Mais notícias