Marco Rubio critica condenação de Bolsonaro e promete resposta dos EUA

Após a condenação de Jair Messias Bolsonaro na última quinta-feira (11), o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, prometeu que haverá anúncios nos próximos dias em resposta a sentença. Marco Rubio e o presidente dos EUA, classificam o julgamento como um “caça às bruxas”. Bolsonaro foi condenado a 27 anos e  3 meses […]

15 set, 2025
Foto destaque: Secretário de Estado dos Estados Unidos Marco Rubio (Reprodução/Saul Loeb/FolhaPE)
Foto destaque: Secretário de Estado dos Estados Unidos Marco Rubio (Reprodução/Saul Loeb/FolhaPE)
Secretário dos EUA Marco Rubio

Após a condenação de Jair Messias Bolsonaro na última quinta-feira (11), o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, prometeu que haverá anúncios nos próximos dias em resposta a sentença. Marco Rubio e o presidente dos EUA, classificam o julgamento como um “caça às bruxas”.

Bolsonaro foi condenado a 27 anos e  3 meses de prisão, pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal por tentativa de golpe de Estado, tentativa de abolir o Estado Democrático de Direito por meios de violência, participação em organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado, entre outros crimes.

Secretário dos EUA fala sobre condenação de Bolsonaro

Nesta segunda-feira (15), o secretário Marco Rubio, em entrevista à Fox News, após ser questionado diretamente sobre o decreto de prisão de Jair Bolsonaro, disse que o estado de direito no Brasil está se rompendo e criticou diretamente o Poder Judiciário e indiretamente o ministro Alexandre de Moraes.

Além disso, Marco afirmou que os EUA vai reagir, podendo adotar novas medidas contra o Brasil, mas destacou que a decisão será tomada ao longo da semana. Ele concluiu dizendo que o julgamento “é apenas mais um capítulo de uma crescente campanha de opressão judicial”.

A resposta é que o estado de direito está se rompendo. Você tem esses juízes ativistas – um em particular – que não apenas foi atrás do Bolsonaro, aliás, ele tentou exercer reivindicações extraterritoriais até mesmo contra cidadãos americanos ou contra alguém que posta online a partir dos Estados Unidos.”

Marco Rubio

Marco Rubio critica condenação de Bolsonaro e promete resposta dos EUA
Secretário de Estado dos EUA Marco Rubio (Foto: reprodução/Andrew Caballero – Reynolds/OGlobo)

Trump e Bolsonaro

Após o término da votação dos ministros, na última quinta-feira (11), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, já havia se pronunciado, declarando-se muito insatisfeito com o resultado do julgamento. Trump ainda fez uma comparação, afirmando que a condenação de Bolsonaro se assemelha ao que tentaram fazer com o seu governo: “Mas só posso dizer o seguinte: eu o conheci como presidente do Brasil e ele é um bom homem”, disse Trump.
Até o momento, não houve novas declarações nem do presidente, nem do secretário Marco Rubio, que está em Israel para cumprir compromissos oficiais.

Mais notícias