Médico segue com urgência para Brasília a fim de cuidar do ex-presidente Bolsonaro 

Nesta terça-feira (16), na parte da tarde, o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro foi internado em Brasília, no hospital DF Star, após sentir mal-estar com vômitos, soluços fortes e pressão arterial baixa. A equipe médica deu os primeiros socorros, porém foi pedido para que o médico que fez sua última cirurgia fosse chamado. O Dr. Cláudio Birolini saiu de São […]

16 set, 2025
Foto destaque: ex-presidente Bolsonaro saindo da sua residência (Reprodução/AFP Pablo Porciuncula/Getty Images Embed)
Foto destaque: ex-presidente Bolsonaro saindo da sua residência (Reprodução/AFP Pablo Porciuncula/Getty Images Embed)
Foto do ex-presidente Bolsonaro saindo de sua residência para ir ao hospital

Nesta terça-feira (16), na parte da tarde, o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro foi internado em Brasília, no hospital DF Star, após sentir mal-estar com vômitos, soluços fortes e pressão arterial baixa.

A equipe médica deu os primeiros socorros, porém foi pedido para que o médico que fez sua última cirurgia fosse chamado. O Dr. Cláudio Birolini saiu de São Paulo e está a caminho da capital federal para cuidar do ex-presidente. O doutor é diretor de cirurgia geral do Hospital das Clínicas da USP (Universidade de São Paulo). É especialista em cirurgias gastrointestinais e emergenciais. 

Ex-presidente Bolsonaro, após decreto de prisão domiciliar 

O ex-presidente Jair, assim que sofreu o decreto de prisão domiciliar (03/08), foi pela terceira vez ao hospital. No último domingo (14), o ex-presidente, foi ao hospital para a remoção de oito lesões na pele, que foram levadas à biópsia, feita pelo Dr. Cláudio Birolini. Naquele momento, ele foi diagnosticado com anemia por deficiência de ferro e pneumonia recente. Devido à, seu histórico de saúde após a facada e a idade, era um pouco preocupante esse atual estado. 


Post de Flávio Bolsonaro na rede social sobre o estado de saúde de seu pai (Foto: reprodução/X/@FlavioBolsonaro)

Normalmente, o procedimento padrão para sair do regime e ir ao hospital é pedir autorização ao Supremo, mas há exceções em casos emergenciais como este. Em seguida, Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho do ex-presidente, usou as redes sociais para informar que seu pai havia sido internado e pediu orações pela vida dele.

Histórico de cirurgias do ex-Chefe de Estado Jair

6 de setembro de 2018, O ex-chefe Estado Jair Messias Bolsonaro teve a primeira grande cirurgia logo após a facada. Em seguida, no mesmo mês, ainda de 2018, teve uma cirurgia de desobstrução intestinal. Já em janeiro de 2019, o ex-presidente retirou a bolsa de colostomia em consequência da cirurgia de 2018.

Para o segundo turno, em setembro de 2019, ele foi submetido a uma correção de hérnia incisional. No final do ano, em dezembro de 2019, ele removeu as lesões na face/orelha, crioterapia no tórax/antebraço. No ano de 2020, ele foi também submetido a uma retirada de cálculo na bexiga. Entretanto, após três anos bem, em 2023, ele teve um conjunto de cirurgias: correção de hérnia de hiato, septoplastia, outros procedimentos nas vias respiratórias e digestivas.


Matéria da CNNBrasil sobre histórico de saúde do Ex-Chefe de Estado Bolsonaro (Foto: reprodução/X/@CNNBrasil)

Em abril deste ano, ele teve uma cirurgia abdominal para obstrução intestinal, já no último domingo (14), o Ex-presidente Bolsonaro fez um procedimento médico para remover lesões de pele. Portanto a atual situação de saúde do ex-Chefe de Estado Jair Messias Bolsonaro segue em observação, e novos exames devem ser realizados assim que o Dr. Cláudio Birolini, especialista, chegar a Brasília.

Mais notícias