Ministério da Justiça lança portal para ajuda na busca de pessoas desaparecidas
O Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas (CNPD), lançado pelo Ministério da Justiça na última quarta-feira (27), visa criar uma base de dados única — de alcance nacional, para reunir os dados estaduais a respeito de pessoas desaparecidas. Dessa forma, o acesso se torna mais fácil, e os dados podem ser acessados e vistos por todo […]
O Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas (CNPD), lançado pelo Ministério da Justiça na última quarta-feira (27), visa criar uma base de dados única — de alcance nacional, para reunir os dados estaduais a respeito de pessoas desaparecidas. Dessa forma, o acesso se torna mais fácil, e os dados podem ser acessados e vistos por todo o país.
Entenda o que é o CNPD
É uma grande base de dados que reúne informações a respeito de pessoas desaparecidas em todo o Brasil. O portal já conta com informações de mais de 85 mil pessoas desaparecidas, de 12 estados diferentes. As unidades federativas que já estão participando do Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas são: Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins. Os estados restantes serão integrados posteriormente.
Como funciona
O CNPD reúne informações de três bancos de dados: informações públicas, informações sigilosas e informações genéticas e não genéticas. Dessa forma, foi possível reunir dados que são relevantes para a busca de desaparecidos. Os dados são inseridos no sistema por meio dos dados fornecidos pelos boletins de ocorrência feitos pelas Polícias Civis dos estados e do Distrito Federal.
Dessa forma, as famílias dos desaparecidos conseguem receber mais facilmente informações a respeito do paradeiro do familiar, e compartilhar banners e cartazes de forma mais simples. Além disso, a população também consegue enviar, de maneira facilitada, quaisquer informações que possam ter. A integração entre dados de estados também ajuda na localização de pessoas desaparecidas, caso aconteça um avistamento em um estado diferente do estado do registro do desaparecimento.
Dentro do Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas, é possível fazer filtragens com informações como nome, idade, local do desaparecimento e local de origem. Também é possível verificar se o banner ou a informação de pessoa desaparecida é de verdade ou não. O CNPD pode ser acessado por meio deste link: https://cnpd.mj.gov.br/painel-publico .
