Ministério se desculpa após ‘apagar’ Rebeca de foto histórica no pódio das Olímpiadas

Leticia Lopes Por Leticia Lopes
4 min de leitura
Foto destaque: Postagem realizada pelo Ministério das Comunicações Sociais - (reprodução/Instagram/@mincomunicacoes)

Após publicação realizada nas redes sociais, O Ministério das Comunicações pediu desculpas na manhã desta terça-feira (6) após postar uma publicação onde na imagem eles excluem ginasta olímpica Rebeca Andrade.

A foto original viralizou nas redes sociais após Rebeca Andrade conquistar o tão sonhado ouro nas Olimpíadas de Paris. Na foto em questão a atleta é reverenciada no pódio por suas companheiras de competição.

O post divulgado no Instagram do Ministério das Comunicações, o lugar de Rebeca é substituído por computador que exalta um programa do governo. Esse programa é uma conquista sobre a era de inclusão digital, com a doação de 5,6 mil computadores e 600 pontos de inclusão digital em todo o país.

Nas redes sociais

A publicação não foi muito bem vista pelos internautas e gerou muitos comentários negativos.

Os internautas criticaram e consideraram um grande desrespeito com a ginasta presente nas Olimpíadas de Paris em conquista de medalhas para o Brasil. Alguns dos comentários dizia “tiraram a imagem de uma mulher negra do pódio?” “Que desrespeito com quem está trazendo o ouro para o nosso país”.

O propósito da publicação era que relacionasse as políticas públicas com as Olimpíadas, assim como já tinha sido feito com outra foto bastante icônica de Gabriel Medina, cujo meme circulou pelas redes sociais e foi muito bem aceito pelo público.

Pedido de desculpas

Após os comentários negativos, o Ministério das Comunicações realizou uma nova publicação, onde na imagem original, aparece Rebeca Andrade ocupando o lugar seu lugar no Pódio olímpico. “ESSE É O POST. Todos nós, do Ministério das Comunicações, reverenciamos Rebeca Andrade”, afirmou o texto.


Nova postagem feito pelo Ministério das Comunicações Sociais em retratação
Nova postagem feito pelo Ministério das Comunicações Sociais em retratação – (Foto: Reprodução/Instagram/@mincomunicacoes)

Leia a nota

O Ministério das Comunicações reconhece que a postagem não foi adequada e permitiu interpretações que não condizem com o sentimento e o trabalho do Governo Federal, nem com a magnitude desta conquista histórica de Rebeca Andrade. Dessa forma, pedimos desculpas sinceras à atleta e a todos os brasileiros e brasileiras pela postagem, especialmente às mulheres negras, que estão tão bem representadas no pódio de Rebeca Andrade.

O objetivo era criar uma publicação que relacionasse políticas públicas com as Olimpíadas, assim como já havia sido feito com a foto icônica de Gabriel Medina, cujo meme circulou pelo Brasil. A legenda da pasta explicava que a obra em questão homenageia Rebeca e é inspirada por ela.

Uma nova publicação demonstra a admiração que o Ministério das Comunicações tem por Rebeca Andrade e suas conquistas, que tanto representa para o país como uma mulher negra medalhista olímpica. O Ministério das Comunicações reverencia Rebeca Andrade. Ela não só entrou para a nossa história, ela é a nossa história. O Ministério das Comunicações reverencia Rebeca Andrade. Ela não só entrou para a nossa história, ela é a nossa história.

Deixe um comentário

Deixe um comentário