Morre estilista italiano Giorgio Armani

Nessa quinta-feira, dia 04 de setembro, o designer de moda italiano Giorgio Armani morreu, aos 91 anos. A saúde do estilista já estava frágil, e ele teve que se ausentar dos desfiles da marca Armani para a Semana de Moda Masculina de Milão, que aconteceu em junho. Pelo sucesso e bom gerenciamento de sua marca, […]

04 set, 2025
Foto destaque: Giorgio Armani morre aos 91 anos (Reprodução/Gamma-Rapho - Victor Virgile/Getty Images Embed)
Foto destaque: Giorgio Armani morre aos 91 anos (Reprodução/Gamma-Rapho - Victor Virgile/Getty Images Embed)
Estilista italiano Giorgio Armani

Nessa quinta-feira, dia 04 de setembro, o designer de moda italiano Giorgio Armani morreu, aos 91 anos. A saúde do estilista já estava frágil, e ele teve que se ausentar dos desfiles da marca Armani para a Semana de Moda Masculina de Milão, que aconteceu em junho. Pelo sucesso e bom gerenciamento de sua marca, Giorgio Armani se tornou bilionário, e era considerado uma das pessoas queer mais ricas do mundo. O estilista italiano não deixou filhos.

A vida e a carreira de Giorgio Armani

Giorgio Armani nasceu em Piacenza, na Emília-Romanha, localizada no norte da Itália. No ano de 1957, depois de fazer o serviço militar, Armani começou a trabalhar em uma loja de departamento na cidade de Milão, na Itália: esse foi o seu começo no mundo na moda. Mas foi só na metade da década de 1960, quase dez anos depois, que Giorgio Armani iria começar a desenhar roupas, e começar sua carreira como estilista e designer: seus primeiros desenhos e modelos foram feitos para a marca Cerruti. Foi somente no ano de 1974, com o incentivo de Sergio Galeotti, que Giorgio Armani lançaria sua primeira coleção original, assinada com o seu nome. A coleção era masculina, e foi o pontapé inicial do império da casa de luxo Armani. Um ano depois, em 1975, Giorgio Armani lançava sua primeira coleção feminina.

Giorgio Armani e Sergio Galeotti se tornaram sócios, e fundaram a marca Giorgio Armani. Foram não só parceiros comerciais, mas também parceiros amorosos: os dois estiverem em um relacionamento até a morte de Galeotti, que faleceu em 1985. Armani não teve filhos e, segundo a família, passava boa parte do seu tempo navegando em seu iate luxuoso.


Nota de pesar compartilhada pela marca Giorgio Armani (Foto: reprodução/Instagram/@giorgioarmani)


Giorgio Armani: perfeição na passarela e nas coleções

O estilista italiano Giorgio Armani tinha como a característica a elegância, mesmo que descontraída. Os ternos estavam presentes tanto nas coleções masculinas quanto nas femininas: o que mostrava a versatilidade de Armani. O designer de moda foi um dos pioneiros em vestir celebridades em tapetes vermelhos de premiações e estreias de filmes – a atriz brasileira Fernanda Torres, por exemplo, é uma das estrelas vestidas pela marca. Giorgio Armani era conhecido por sempre supervisionar a confecção das roupas, os modelos que iam desfilar – dando toques finais nas roupas e penteados, por exemplo – e até mesmo nas propagandas da marca.

Mais notícias