Nesta quarta-feira (19), a Uber anunciou uma ferramenta que permite aos motoristas bloquear passageiros indesejados. A nova função, implementada para melhorar a experiência e segurança dos condutores associados à plataforma, possibilita que os profissionais evitem situações desconfortáveis com determinados usuários.
Bloqueio de passageiros
Para que um passageiro seja bloqueado, o motorista responsável pela viagem deve avaliá-lo com uma estrela. Em casos como esse, o cliente será automaticamente bloqueado, impedindo que o motorista receba futuras chamadas desse usuário.
Ao dar duas ou três estrelas, o motorista também terá a opção de bloquear o passageiro. Não é possível bloquear usuários que receberam avaliações de quatro ou cinco estrelas.
Além disso, é válido ressaltar que clientes avaliados com uma estrela não ficarão impossibilitados de usar o aplicativo, visto que o bloqueio impede apenas que o usuário faça novas viagens com o profissional que atribuiu a nota mais baixa.
Benefício para os motoristas
Segundo o motorista Leandro Silva, a nova funcionalidade é um benefício para os condutores, já que eles não precisarão mais transportar passageiros com quem tiveram experiências negativas.
O gerente de operações de segurança da Uber, Marcelo Brasileiro, a medida será positiva não somente para os motoristas, mas também para os passageiros: “O sistema de avaliações funciona para os dois lados. Estamos sempre enviando comunicações sobre como os usuários podem melhorar suas avaliações. Queremos promover um ambiente respeitoso e seguro para todos e esse novo recurso vem trazer ainda mais controle e transparência para os motoristas parceiros”, afirmou.
A empresa também revelou que o mecanismo será liberada gradualmente para todos os condutores do aplicativo.
Antes da atualização, já havia o bloqueio entre motoristas e clientes quando uma das partes atribuía uma avaliação negativa. Agora, o motorista receberá uma notificação no momento em que for dar a nota.