O Papa Francisco declarou que as promessas feitas por Donald Trump em relação aos imigrantes ilegais no país são uma “vergonha”. Em entrevista para o programa “Che tempo che fa”, em uma emissora italiana, o pontífice afirmou que a medida é uma desgraça e que faz com que os pobres paguem pelo desequilíbrio econômico do país.
Na entrevista, Papa Francisco afirmou que as políticas adotadas por Trump não resolvem as coisas e que não vai dar certo. Desde 2016, período do primeiro mandato do republicano, Papa Francisco critica as medidas do político em relação a imigração e chegou a declarar que Trump não era cristão por suas visões anti-imigração.
A Igreja Católica e a imigração
Eleito em 2013, Papa Francisco é o primeiro papa latino-americano e jesuíta. Desde que assumiu o comando da Igreja Católica, o Papa sempre pautou a questão da imigração como um dos assuntos principais da igreja e sempre persistiu na defesa da integração e da inclusão dos imigrantes na sociedade.
Durante seus 11 anos de papado, o Papa tem defendido constantemente os imigrantes. Em agosto de 2024, ao abordar o problema dos imigrantes do Oriente Médio e do Norte da África no Mar Mediterrâneo, o Papa chegou a declarar que recusar ajuda aos imigrantes era considerado um pecado grave.
Sobre a nova política de Trump, o pontífice afirmou que está pronto para tomar uma posição mais dura e crítica com a nomeação do cardeal Robert McElroy como novo arcebispo de Washington.
Política de imigração de Donald Trump
Na campanha para seu segundo mandato como presidente dos EUA, o republicano Donald Trump colocou a pauta da imigração como uma das prioridades do início de seu governo. O republicano prometeu deportar milhões de imigrantes em situação irregular no país.
Entre as medidas que pretende realizar durante seu mandato na presidência, Donald Trump afirmou que pretende deportar até 1 milhão de imigrantes por ano dos EUA, e, segundo o Wall Street Journal, Trump declarará estado de emergência na fronteira com o México.