Papa Francisco recebe homenagens de figuras públicas do mundo inteiro

Na manhã desta segunda-feira (21), o mundo foi surpreendido com a notícia da morte do Papa Francisco, quando a Capela da Casa Santa Marta, no Vaticano, por volta da das 2h35 pelo horário de Brasília, e 7h35 pelo horário local, divulgou a informação mundialmente.

Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados.”, afirma trecho do discurso proferido pelo cardeal Joseph Farrell.


Papa Francisco durante sua última aparição, na Praça de São Pedro, no Domingo de Páscoa. ( Foto: Tiziana FABI/AFP)

O Bispo de Roma, cujo nome de batismo era Jorge Mario Bergoglio, foi o mais velho a liderar a Igreja Católica em 700 anos e, aos 88 anos, lutava contra uma pneumonia bilateral. Ele estava em tratamento diário desde o dia 18 de fevereiro, a qual, passou mais de 1 mês internado, após receber o diagnóstico de uma pneumonia bilateral, agravada em razão a sequelas de infecções respiratórias anteriores.

Famosos homenageiam legado do Papa

Com a repercussão da morte do Bispo nos veículos de comunicação de todo o mundo, famosos se sensibilizaram e destacaram o legado deixado pelo primeiro papa latino-americano da Igreja Católica.

No Brasil, o atual Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, prestou as devidas condolências através de uma nota, e decretou o luto por sete dias no Brasil:

Assim como ensinado na oração de São Francisco de Assis, o Papa buscou de forma incansável levar o amor onde existia o ódio. A união, onde havia a discórdia”, diz o Presidente, em trecho do seu discurso.


Lula em homenagem ao Papa Francisco, em suas redes sociais. (Foto: reprodução/Instagram/@lulaoficial)

O Papa foi reverenciado no mundo inteiro e recebeu homenagens de figuras, como: Ivan Moré, Whoopi Goldberg, Bruno Astuto, Jullie Dutra, Thalita Rebouças, Sabrina Sato e outros artistas que, através de posts nas redes sociais, destacaram a importância do representante durante todo seu percurso no catolicismo, sendo um grande sinônimo de amor e respeito.

Causa da Morte

Ainda que Francisco passava por um momento de saúde delicado, com tratamentos diários em prol da melhoria do seu quadro, ele descartou deixar o posto de Papa.

Além do tratamento da pneumonia, ele também foi submetido a cirurgias no abdômen e no cólon. Com idade avançado e uma situação de saúde comprometida, ele começou alegar dores nos joelhos e à perda de força nas pernas, sendo o apoio de muletas e cadeira de rodas para realizar suas atividades rotineiras.

Conforme a certidão médica, a causa da morte foi Acidente Vascular Cerebral (AVC), seguido de um quadro de insuficiência cardíaca irreversível.

Última aparição

O pontífice, que ocupou cargo máximo da Igreja Católica durante 12 anos, realizou seu último ato em vida neste domingo de Páscoa (20). Por questões de saúde, Francisco não pôde ministrar a Missa Pascoal do Vaticano, mas realizou sua benção anual, que foi lida pelo arcipreste Cardeal Angelo Comastri. Na mensagem, o Bispo se referiu à Páscoa como “A Festa da Vida”, e ainda fez um apelo pela paz mundial.

Ao final da cerimônia, o Papa apareceu na sacada da Basílica de São Pedro e acenou para os fiéis, concretizando o seu último ato em vida.