Neste domingo (11), a Praça de São Pedro foi novamente cenário de fé e emoção com a primeira bênção dominical do Papa Leão XIV. Desde o início, a cerimônia, marcada pela oração do Regina Caeli, reuniu uma multidão de fiéis, reforçando, assim, o início de um novo capítulo no comando da Igreja Católica.
Além disso, ao transmitir sua bênção, o pontífice aproveitou o momento para destacar temas urgentes e, consequentemente, delinear sua visão de papado.
Apelo pela paz e fim dos conflitos armados
Durante sua fala, o Papa Leão XIV fez um apelo direto pelo fim das guerras em curso, com palavras firmes e emotivas. Além disso, mencionou os conflitos na Ucrânia, na Faixa de Gaza e em outras regiões afetadas por tensões políticas e humanitárias. Ele marcou seu discurso ao enfatizar a importância do diálogo entre povos e líderes. Sinalizando que o novo pontificado manterá a postura ativa de mediação que já era característica de seu antecessor, Papa Francisco.
Papa Leão XIV, discursa na varanda principal da galeria central com vista para a Praça de São Pedro, na Cidade do Vaticano (Foto: Reprodução/Vatican Pool/Getty Images Embed)
Além disso, ele celebrou com esperança os sinais de reconciliação entre Índia e Paquistão, “A paz é o único caminho possível para um futuro comum”, afirmou.
Primeiras impressões do novo pontificado
Eleito no mês passado após o conclave, Leão XIV escolheu um nome que remete ao Papa Leão XIII. Conhecido por sua atuação em temas sociais no século XIX. Com sua primeira aparição dominical, a expectativa é de um governo pastoral marcado pela escuta, pelo compromisso com os pobres e pelo combate à desigualdade. A missa e a oração reuniram peregrinos de diversos países, que aguardavam ansiosos a primeira bênção oficial do novo líder da Igreja Católica.