O presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), fez uma aparição no último sábado (22), em um evento de 45 anos do “Partido dos Trabalhadores”, e afirmou que está recuperado da cirurgia que fez após um hematoma cerebral, realizada em dezembro de 2024. Durante o evento, no Rio de Janeiro, Lula ressaltou sua boa saúde e ironizou a vitalidade dos mais jovens.
“Lulinha está 100% curado da cabeça. Cabeça nova, cabeça limpa”
Lula
Acidente doméstico levou à necessidade de cirurgia
A intervenção cirúrgica de Lula foi necessária, após um acidente em casa, ocorrido em outubro do ano passado, quando o presidente caiu no banheiro do Palácio da Alvorada. O acidente levou Lula a uma cirurgia de emergência para drenar o hematoma causado.
Em suas declarações no evento, Lula relembrou o momento crítico e destacou a gravidade do quadro.
“Foi o momento mais delicado da minha vida. Os médicos chegaram a dizer que eu poderia ter entrado em coma, que eu poderia morrer por causa disso”
Lula
Check-up confirma plena recuperação
Na última quinta-feira (20), Lula fez alguns exames de rotina no Hospital Sírio-Libanês, onde o mesmo também fez a cirurgia, em São Paulo. O boletim médico confirmou que o presidente está bem, inclusive a respeito da queda e da sua recuperação cirúrgica. O cardiologista Roberto Kalil Filho, que acompanhou o presidente, afirmou que todos os exames realizados estão dentro da normalidade, incluindo a tomografia do crânio.
Lula compartilha sua rotina para cuidar da saúde (Vídeo: reprodução/Instagram/@lulaoficial)
Com a recuperação completa, o presidente segue sua agenda normal, sem restrições de atividades. Segundo a equipe médica, Lula continuará sob monitoramento regular, mas sem previsão de novos exames imediatos. O presidente chegou a brincar com a situação, dizendo que vai ser muito difícil um jovem de 40 anos ter a sua saúde.
O evento no Rio de Janeiro contou com a presença de militantes e lideranças petistas, que celebraram a história do partido e a recuperação do presidente, considerado uma das principais figuras políticas do país e do PT.