Neste sábado (6), Jon Landau, produtor de filmes, faleceu aos 63 anos após uma constante luta contra o câncer. Ele desenvolveu a produção de vários filmes, entre eles estão os grandes sucessos “Avatar” e “Titanic”, que, juntos, permaneceram por mais de dez anos no topo das bilheterias mundiais, sendo aclamados até hoje.
A morte do produtor foi confirmada por Alan Bergman, que é copresidente da Disney Entertainment e detém os direitos sobre o filme Avatar. Em comunicado, Alan ainda relata que Jon foi um visionário que, por paixão e talento, deu vida a várias histórias, criação para a indústria cinematográfica.
Fotos de Jon Landau e Alan Bergman em evento sobre o filme “Avatar” (Foto: reprodução/Axelle/Bauer-Griffin/FilmMagic/Getty images embed)
Carreira e produções
Durante sua vida e carreira profissional, Jon Landau produziu alguns filmes do diretor James Cameron. Entre eles estão o Titanic em 1997, que no ano seguinte ganhou o prêmio de melhor filme. Em 2009, foi produzido o primeiro filme da franquia Avatar. Desde então, a dupla continua trabalhando em Alita: Anjo de combate, e dando sequência à franquia Avatar, incluindo o terceiro filme da franquia que estreará em 2025. Landau também foi produtor da comédia “Querida, Encolhi as Crianças” em 1989 e da ficção científico “Solaris” em 1972.
Outras atuações profissionais
Durante a década de 90, ele foi o executivo da Twentieth Century Fox, fazendo a supervisão de filmes como Duro de Matar 2, Power Rangers e O Último dos Moicanos. Recentemente, ele encontrou o cargo de diretor de operações da Lightstorm Entertainment, a produtora do diretor James Cameron. Em 2022, o G1 fez uma entrevista com Jon Landau e Zoe Saldaña, onde falaram sobre os cuidados que tem nas gravações dos seus filmes.
Matéria por Maykon Ferreira (Lorena – R7)