Putin é ameaçado com sanções para acordo imediato com Ucrânia

Trump diz a presidente russo para “entrar em acordo agora e parar com essa guerra ridícula”, ou enfrentar repressões

Por Pedro Silvini - https://pedrosilvini.substack.com/
3 min de leitura
Foto Destaque: Presidente da Rússia enfrenta uma situação delicada com Estados Unidos (Reprodução/Gavrill Grigorov/Getty Images embed).

O atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump intensificou a pressão sobre o presidente russo, Vladimir Putin, nesta quarta-feira (22), para que faça um acordo de paz com a Ucrânia, ameaçando com medidas econômicas mais duras, se Moscou não concordar em acabar com a guerra.

Trump chamou o presidente russo, Vladimir Putin, diretamente pelo nome em post feito no Truth Social, argumentando que sempre teve um bom relacionamento com o líder, mas que era hora de resolver “essa guerra ridícula!”


Post feito pelo Presidente Trump na rede social (Reprodução/Truth Social/@realdonaldtrump)


Sanções do EUA

Essa foi a posição mais severa de Trump em relação a Putin, desde que ele retornou à Casa Branca nesta semana, apesar dos temores de que seria Kiev, e não Moscou, que ele forçaria a fazer um acordo de paz.

Durante uma coletiva de imprensa na Casa Branca, na última terça-feira, Trump disse apenas que “parece provável” que ele aplicaria sanções adicionais, se Putin não se apresentasse à mesa de negociações.

No entanto, o presidente dos EUA se recusou a dizer se daria continuidade à política de Biden, de enviar bilhões de dólares em armamentos para ajudar a Ucrânia.

A Rússia já enfrenta sanções esmagadoras dos EUA por causa da guerra, desde que invadiu a Ucrânia em 2022, e o comércio diminuiu para um nível baixo. O governo do antecessor de Trump, Joe Biden, impôs sanções abrangentes contra o setor de energia de Moscou, no início deste mês.

Relações entre Putin e Trump

Os Estados Unidos importaram US$ 2,9 bilhões em mercadorias da Rússia de janeiro a novembro de 2024 – uma queda acentuada em relação aos US$ 4,3 bilhões no mesmo período de 2023, de acordo com o Departamento de Comércio dos EUA.

Trump também disse que espera encontrar Putin, com quem teve uma cúpula em seu primeiro mandato em Helsinque, em breve.


Trump e Putin em encontro no Palácio Presidencial em Helsinque (Foto: reprodução/Instagram/@bbcnews)


Antes de sua nova posse na segunda-feira (20), Trump prometeu acabar com a guerra na Ucrânia “dentro de 24 horas”, aumentando as expectativas de que alavancaria a ajuda para forçar Kiev a fazer concessões territoriais a Moscou.

No dia da posse, Putin parabenizou Trump e disse que estava aberto ao diálogo e a um acordo para uma paz de longo prazo.

https://pedrosilvini.substack.com/
Seguir
Jornalista em formação pela Universidade de Taubaté (UNITAU), colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura, enxerga essas áreas como ferramentas poderosas para entender o mundo e criar conexões entre diferentes perspectivas.
Sair da versão mobile