Recorde de imigrantes presos nos EUA é ultrapassado

Nesta segunda-feira (11), o número de imigrantes nas prisões do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE, na sigla em inglês) bateu seu recorde, segundo o “The New York Times”. Os dados dos imigrantes presos nos Estados Unidos foram obtidos através de documentos internos do ICE. Imigrantes presos nos EUA O aumento ocorreu pela ordem de […]

13 ago, 2025
Foto destaque: Centro de Detenção de Krome (Reprodução/Alon Skuy/Getty Images Embed)
Foto destaque: Centro de Detenção de Krome (Reprodução/Alon Skuy/Getty Images Embed)
Recorde de imigrantes presos nos EUA é ultrapassado; na imagem, o Centro de Detenção de Krome

Nesta segunda-feira (11), o número de imigrantes nas prisões do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE, na sigla em inglês) bateu seu recorde, segundo o “The New York Times”. Os dados dos imigrantes presos nos Estados Unidos foram obtidos através de documentos internos do ICE.

Imigrantes presos nos EUA

O aumento ocorreu pela ordem de Donald Trump, presidente dos EUA, que intensificou a busca por imigrantes, por meio de uma agenda anti-imigração que prometeu ser a maior deportação da história do país.

Em janeiro, as prisões para imigrantes continham cerca de 39 mil pessoas, e agora passou dos 60 mil. Foi excedido não somente o número inicial desse ano, mas também do primeiro mandato de Trump, quando 55.654 imigrantes foram presos em agosto de 2019, segundo o jornal.

O ICE foi fundado em 2003, e conseguia manter 7 mil imigrantes presos ao mesmo tempo. Com o desejo de Trump, a meta é que 300 imigrantes sejam presos diariamente; um número alto para especialistas e para os agentes, que estão com dificuldade para cumprir a meta.

O desejo de Trump contra os imigrantes

Inicialmente, foi dito que apenas imigrantes que cometeram crimes seriam deportados. Contudo, para atingir o objetivo, qualquer imigrante ilegal está sendo levado por agentes do ICE, e às vezes, até mesmo pessoas que não estão no país ilegalmente.


Os Departamentos de Imigração da Flórida e do Texas são os que mais realizaram prisões (Foto: Reprodução/X/@Metropoles)

Inclusive, cidades-santuários, conhecidas por suas políticas a favor de imigrantes, além de terem sido reprovadas pelo presidente dos Estados Unidos, estão sofrendo batidas de imigração, para que o propósito de Donald Trump seja realizado.

Tom Homan, czar da fronteira, alegou nos últimos meses que as prisões dessas pessoas são viáveis, pois elas cometeram o crime de ter entrado ilegalmente no país.

Segundo a análise do “The New York Times”, os registros do ICE contam que 1.100 pessoas foram detidas desde sexta-feira, seguindo uma média de 380 pessoas por dia.

Mais notícias