Rio Grande do Sul tem previsão do dobro de chuva calculado para o mês inteiro

Raabe Miranda Por Raabe Miranda
3 min de leitura
Foto destaque: Rio Grande do Sul tem previsão do dobro de chuvas (Reprodução/Getty Images Embed /Correspondenteautônomo)

Climatempo, empresa brasileira privada que oferece serviços de meteorologia, com sede em Vila Mariana, São Paulo (SP), informou que a previsão de chuva para o Rio Grande do Sul desde esta sexta (10) até segunda-feira (13), poderá ultrapassar o volume esperado para o período de 30 dias, praticamente o dobro da média, na maior parte do estado gaúcho. Conforme a previsão do tempo, a região mais ao sul do Brasil será a mais impactada com a mudança climática.


Vista aérea das ruas alagadas em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil (Foto: reprodução/Getty Images Embed/ Carlos Fabal)


O fato é um acontecimento histórico

Segundo as informações fornecidas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), no período de maio a média de chuva no estado do RS é de 140 a 180 milímetros, enquanto para o litoral sul, a média se encontra na casa dos 100 e 140 milímetros. Entretanto, conforme as últimas notícias anunciadas pelo serviço de meteorologia privado, algumas localidades podem concentrar até 330 milímetros de chuva, entre o período de sexta (10) a segunda-feira (13).

De acordo com o Climatempo, a região que pode ser mais atingida é a Serra Gaúcha, nos locais de nascentes de rios que afluem para os Vales do Jacuí e Taquari, que foram afetados com grande intensidade pelas fortes chuvas e alagamentos desde a semana passada.


Vista aérea de ruas inundadas na cidade de ElDorado do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil (Foto: reprodução/Getty Images Embed/Carlos Fabal)


Resultados dos temporais nos últimos dias no RS

Muitas cidades do estado do Rio Grande do Sul têm enfrentado grandes dificuldades devido à tragédia climática que assolou grande parte do estado. Diversos municípios da serra gaúcha estão padecendo com fortes chuvas, enchentes, e rompimentos de barragens, após a inundação causada pelo extravasamento do Rio Guaíba, consequência dos intensos temporais que atingiram o estado desde a semana anterior.

Conforme o relato da Defesa Civil, que revelou mais informações nesta quinta-feira (9), 425 municípios foram atingidos, e mais de 60 mil pessoas se encontram em abrigos, alcançando a casa de 1,4 milhão de afetados pela tragédia no RS, somando no total um número de 374 feridos, 136 desaparecidos e 107 mortos. E entre as mais de 431 cidades afetadas pelas enchentes, está Caxias do Sul, que chegou a concentrar por volta de 450 milímetros de chuva nos primeiros oito dias deste mês. Segundo o instituo de meteorologia, é possível que chova cerca de 300 milímetros até segunda-feira (13).

Seguir
Comunicação Social -Jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa.
Deixe um comentário

Deixe um comentário