Saiba os horários da fumaça que anunciará novo Papa
O conclave para escolha do novo papa começou nesta quarta-feira (7), e os 133 cardeais não chegaram a um consenso na primeira votação. Como parte do ritual, a fumaça escura surgiu da chaminé da Capela Sistina por volta das 21h (horário de Roma), 16h no horário de Brasília. Os cardeais retomam a votação nesta quinta-feira, […]
O conclave para escolha do novo papa começou nesta quarta-feira (7), e os 133 cardeais não chegaram a um consenso na primeira votação. Como parte do ritual, a fumaça escura surgiu da chaminé da Capela Sistina por volta das 21h (horário de Roma), 16h no horário de Brasília. Os cardeais retomam a votação nesta quinta-feira, seguindo um ritmo padrão que pode se repetir nos próximos dias até que cheguem a um consenso. Nesse sentido, eles fazem quatro votações diárias, duas pela manhã e duas à tarde. No entanto, a fumaça aparece apenas uma vez por turno, podendo surgir assim (horário de Brasília):
- às 5h30 ou 7h (5h30 somente em caso de escolha do papa)
- às 12h30 ou 14h (12h30 somente havendo um consenso)
O processo de escolha do novo Papa no conclave
A princípio, os cardeais votam para escolher o novo pontífice em um processo cuidadosamente organizado. Primeiro, três cardeais são sorteados para contar os votos, três para coletar o voto dos que estão doentes e outros três para revisar a contagem.
Os cardeais pegam suas cédulas, onde está escrita a frase “Elejo como Sumo Pontífice”, e escrevem à mão o nome do candidato escolhido. O processo ocorre de forma discreta, e eles não podem votar em si mesmos.
Em seguida, um a um, os cardeais caminham até o altar e afirmam seu voto diante de Deus, seguindo sua consciência. Logo após, os cardeais colocam o voto na urna e retornam aos seus lugares. Os cardeais continuam votando até que um candidato alcance dois terços dos votos e se torne oficialmente o novo Papa.
Conclave reúne os 133 cardeais para escolher o novo Papa (Foto: reprodução/Instagram/@vaticannewspt)
Anúncio do novo Pontífice
Dessa forma, tradicionalmente, quem faz o anúncio é o protodiácono do Colégio dos Cardeais, que esse ano é o cardeal francês Dominique Mamberti.
Enquanto, fora da Capela Sistina, a fumaça branca já avisa que há uma escolha definida, lá dentro o novo líder da Igreja Católica passa por uma ligeira sabatina.
Então, após ser eleito, o novo cardeal deve responder a duas perguntas do protodiácono: se “aceita sua eleição como Sumo Pontífice?” e “qual nome deseja usar?“. Se aceitar, ele se torna oficialmente Papa e bispo de Roma. Em seguida, os cardeais prestam respeito e obediência ao novo pontífice. Daí em diante começa o novo papado do cardeal escolhido.
