Estado de São Paulo está sob risco de ciclone extratropical, seguido de fortes tempestades
Meteorologistas já sinalizam fortes chuvas seguidas de tempestades para sexta (07) e sábado (09), e as defesas civis dos estados do sul e sudeste estarão em alerta
O estado de São Paulo foi notificado nesta última quinta-feira (06) pela Defesa Civil do Estado sobre a iminente chegada de um ciclone extratropical, que formará fortes tempestades, com a possibilidade até de chover granizo.
A informação é que essas tempestades vão atingir a região Sudeste, podendo chegar também à região Sul do país. Além da possibilidade de granizo, a tempestade também pode ocasionar fortes raios e rajadas de vento extremas, podendo chegar a 200 km/h.
Estados sob risco
A tempestade vai atingir em níveis diferentes o estado de São Paulo, já que este tem grande extensão territorial e é o mais populoso do Brasil, com mais de 46 milhões de habitantes. As cidades com maior risco de fortes pancadas de chuva são Presidente Prudente e a cidade de Marília, que ficam na região centro-oeste do estado; a expectativa é que o acúmulo seja o mais alto do estado.
Já as cidades da região central, como Araçatuba, São José do Rio Preto, Barretos, Franca, Ribeirão Preto, Bauru e Araraquara, estão sob risco de chuvas fortes, com raios e rajadas de vento.
E, por fim, a região metropolitana, Vale do Ribeira, Itapeva, Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira, Baixada Santista e litoral Norte estão previstas pancadas de chuva média, com menor incidência no sábado (08).
Um ciclone extratropical, que está se formando no Sul do país, pode trazer tempestades no Sudeste e Centro-Oeste. pic.twitter.com/SQcKFK7piM
— Band Jornalismo (@BandJornalismo) November 7, 2025
Previsão do tempo para o final de semana (Vídeo: reprodução/X/@BandJornalismo)
Velocidade média das rajadas de vento por região
Além das fortes pancadas de chuva e da possibilidade de granizo e raios, há também, com a chegada do ciclone, uma forte rajada de ventos. A previsão da velocidade por região do estado, segundo a Defesa Civil, é a seguinte:
O litoral norte será a região com as maiores rajadas, chegando até 115 km/h. Já na Baixada Santista, Vale do Ribeira e região de Itapeva, as rajadas serão um pouco mais baixas, com aproximadamente 110 km/h.
A região metropolitana de São Paulo, Campinas, Sorocaba, Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira terão rajadas médias de 100 km/h. Por fim, com cerca de 95 km/h, Presidente Prudente, Marília, Araçatuba, São José do Rio Preto, Barretos, Franca, Ribeirão Preto, Bauru e Araraquara terão as rajadas mais fracas previstas para este final de semana.
Recomendações
A Defesa Civil do Estado de São Paulo estabeleceu algumas recomendações para a população de São Paulo diante da provável tempestade. São elas:
Evitar atravessar áreas alagadas, durante as tempestades evitar áreas abertas e estruturas metálicas em contato com água, além de evitar áreas arborizadas, já que em fortes chuvas as árvores podem tombar em ruas ou calçadas. E acompanhar as notícias em canais oficiais e, em caso de emergência, acionar a Defesa Civil (199) ou até o Corpo de Bombeiros (193).
