Sistema de GPS do avião de Ursula von der Leyen é desativado por suposta interferência russa

Neste domingo (31), o sistema de GPS do avião em que Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, estava foi bloqueado enquanto ia para a Bulgária. Conforme um porta-voz da União Europeia (UE) informou nesta segunda-feira (1º), existe a suspeita de uma interferência dos russos. Ele afirmou que se pode confirmar o bloqueio, mas o avião conseguiu pousar no destino. Ele também disse que, mediante a informação das autoridades búlgaras, há suspeitas de que o incidente se deve a uma interferência direta da Rússia.

Entenda a situação

Arianna Podesta, representante da União Europeia, disse que os países do bloco estão acostumados com ameaças vindas da Rússia. Ela acrescentou que essa situação faz parte de um “comportamento hostil” do governo de Vladimir Putin e que o incidente reforça a necessidade de combater a guerra híbrida promovida pela Rússia contra os europeus, reforçando, assim, a segurança europeia. Foi divulgado que o jato que transportava Ursula von der Leyen perdeu os sistemas de navegação eletrônicos durante a aproximação ao aeroporto de Plovdiv, a segunda maior cidade da Bulgária.

A chefe da Comissão Europeia se encontra na Bulgária para conversar sobre a segurança da defesa do país a respeito de ameaças russas, em um esforço para aumentar a prontidão dos países da UE. Essa visita ocorre em meio aos temores de que Putin não vá parar a guerra na Ucrânia, país invadido em 2022. Ela também esteve na Polônia.


Volodymyr Zelensky e Ursula von der Leyen em conferência em Bruxelas, no dia 17 de agosto em 2025 (Foto: reprodução/Thierry Monasse/Getty Images Embed)


Interferência da Rússia

A Rússia ainda não se pronunciou a respeito da acusação de interferência; contudo, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, negou ao “Financial Times” sobre essa questão. No final de semana, o chefe do bloco chamou Putin de “um predador que só pode ser contido com forte coerção”. Apesar da Bulgária não fazer fronteira terrestre com os russos, ainda assim ambos são banhados pelo Mar Negro; a península ucraniana da Crimeia, anexada ilegalmente por eles desde 2014, com localização nesse corpo d’água, fica a cerca de 400 km do território búlgaro.

No último final de semana, a chefe do bloco foi à Polônia com Belarus, país que tem aliança com a Rússia, onde informou que a UE está delineando um plano.