Terremoto de magnitude 6 atinge leste do Afeganistão e deixa centenas de vítimas
Um terremoto de magnitude 6 atingiu o leste do Afeganistão, próximo à fronteira com o Paquistão, no domingo (30), deixando mais de 800 mortos e cerca de 2.800 feridos, segundo Zabihullah Mujahid, porta-voz do Talibã. Epicentro, impactos do terremoto e operações de resgate O USGS informou que o epicentro do terremoto foi a 27 km […]
Um terremoto de magnitude 6 atingiu o leste do Afeganistão, próximo à fronteira com o Paquistão, no domingo (30), deixando mais de 800 mortos e cerca de 2.800 feridos, segundo Zabihullah Mujahid, porta-voz do Talibã.
Epicentro, impactos do terremoto e operações de resgate
O USGS informou que o epicentro do terremoto foi a 27 km de Jalalabad, na província de Nangarhar, com profundidade de 8 km. Especialistas afirmam que tremores rasos, próximos à superfície, provocam mais danos. O abalo ocorreu às 23h47, horário local, e pode ter resultado em centenas de mortes.
Quase 500 mil pessoas possivelmente sentiram tremores de forte a muito forte intensidade, capazes de provocar danos em construções frágeis, de acordo com o USGS.
Mujahid afirmou em sua conta na rede social X que o terremoto causou vítimas e danos em várias províncias do leste do país. Ele acrescentou que autoridades locais e moradores estão concentrados nos esforços de resgate, enquanto equipes de apoio da capital e de regiões vizinhas se dirigem à área, utilizando todos os recursos disponíveis para socorrer os afetados.
Tremores secundários, relatos de moradores e contexto histórico
Cerca de 20 minutos depois do tremor principal, um abalo secundário de magnitude 4,5 atingiu a mesma região, seguido por outro de magnitude 5,2, ambos a 10 km de profundidade, segundo o USGS. O sistema Pager emitiu alerta laranja, indicando risco de vítimas e prejuízos materiais.
O USGS destacou que é provável que haja vítimas e que o desastre possa se expandir, lembrando que situações anteriores com esse nível de alerta exigiram respostas em escala regional ou nacional.
Ahmad Zameer, de 41 anos e morador de Cabul, relatou à CNN que o tremor foi intenso e sacudiu seu bairro, localizado a mais de 160 km do epicentro, levando os moradores dos prédios próximos a correrem para as ruas com medo de ficarem presos.
Em outubro de 2023, um terremoto de magnitude 6,3 atingiu o oeste do Afeganistão, causando mais de 2.000 mortes e se tornando um dos mais letais do país nos últimos anos.
