Tornado devasta cidade no Paraná e MEC anuncia reaplicação do Enem

Reaplicação do exame será realizada nos dias 16 e 17 de dezembro; fenômeno destruiu 90% de Rio Bonito do Iguaçu, deixou 6 mortos e centenas de feridos

10 nov, 2025
 Cidade de Rio Bonito do Iguaçu–PR devastada por tornado | Reprodução/ Getty Images Embed/ Daniel Castellano
Cidade de Rio Bonito do Iguaçu–PR devastada por tornado | Reprodução/ Getty Images Embed/ Daniel Castellano

O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou neste domingo (9) que os estudantes de Rio Bonito do Iguaçu (PR) terão direito à reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) após a cidade ser devastada por um tornado. A nova aplicação será realizada nos dias 16 e 17 de dezembro de 2025, atendendo os 198 alunos inscritos no município.

Além dos candidatos paranaenses, o Ministério informou que qualquer participante que tenha enfrentado problemas logísticos ou de saúde previstos no edital poderá solicitar a reaplicação entre 17 e 21 de novembro.

“Ontem mesmo entramos em contato com o governador e o secretário, e coloquei todo o ministério à disposição para ajudar na reconstrução da cidade mais afetada”, afirmou o ministro.

Destruição e estado de calamidade

O tornado atingiu Rio Bonito do Iguaçu na sexta-feira (7), provocando ao menos seis mortes e deixando mais de 400 feridos, nove deles em estado grave. Segundo a Defesa Civil, cerca de 90% da área urbana foi destruída, e mais de 10 mil pessoas foram afetadas diretamente. Duas escolas estaduais, onde parte dos estudantes faria o Enem, ficaram completamente inutilizadas.

O governador Ratinho Junior (PSD) decretou estado de calamidade pública e afirmou que equipes estaduais e federais estão no local para apoiar a reconstrução.

“Como cerca de 90% da cidade foi atingida, decretamos calamidade para acelerar o envio de recursos. A Cohapar já estuda alternativas para reconstruir as moradias”, declarou.


Ministro Camilo Santana e dados do Enem (Foto: reprodução/ YouTube/Itatiaia)


Enem mantém abstenção estável e sem intercorrências graves

Durante coletiva de imprensa, o ministro Camilo Santana apresentou o balanço do primeiro dia do Enem 2025. A taxa de abstenção foi de 27%, mantendo a média dos últimos anos. No total, 3.240 candidatos foram eliminados por descumprirem regras do exame. “Foi um Enem tranquilo, com poucas ocorrências e sem problemas graves”, afirmou o ministro.

O gabarito oficial será divulgado no dia 13 de novembro, e a reaplicação confirmada para 16 e 17 de dezembro deve garantir que todos os participantes prejudicados possam concluir a avaliação.

Mais notícias