Trump se diz confiante ao votar, mas não tem discurso de vitória pronto

Donald Trump votou nesta terça-feira (5), à tarde, e disse estar confiante sobre o resultado das eleições

Joao Gustavo O. Silva Por Joao Gustavo O. Silva
3 min de leitura
Foto destaque: Donald Trump, candidato à presidência dos Estados Unidos, está confiante na vitória (reprodução/ X/ @likethegrouch)

Nesta terça-feira (5), milhões de americanos estão indo às urnas para decidir o futuro do país e o presidente que governará pelos próximos quatro anos. O ex-presidente e atual candidato, Donald Trump, votou à tarde em um centro recreativo em Palm Beach, perto de Mar-a-Lago, próximo a uma das mansões dele. Trump chegou por volta das 13h30 e o local foi isolado por agentes do Serviço Secreto e patrulha de helicóptero. Ao falar com a imprensa, Trump falou que está confiante. “Acredito que fizemos um bom trabalho. (…) Me sinto confiante.”

Discurso de vitória

Donald Trump é conhecido por não preparar discursos. O estilo mais improvisado e espontâneo é uma marca do político, ao votar ele deu mais uma confirmação disso. Quando perguntado sobre já ter um discurso de vitória pronto, ele disse não ter elaborado um ainda. “Se eu vencer, logo saberei o que vou dizer“.

Trump também foi questionado sobre o reconhecimento de uma possível derrota. Acontece que em 2020, quando o democrata Joe Biden venceu as eleições contra Trump, ele contestou o resultado das eleições, alegando fraude no processo eleitoral, sobretudo quanto às inconsistências apontadas em relação aos votos antecipados e votos pelo correio. Quanto às eleições de 2024 Donal Trump afirmou que irá respeitar o resultado se as eleições forem justas.

A corrida eleitoral

As últimas eleições presidenciais dos Estados Unidos têm sido marcadas por uma extrema polarização. Donald Trump é visto como uma renovação do partido Republicano, representando os interesses conservadores. Ao lado dele estão nomes como Elon Musk, que recentemente chegou a oferecer sorteios de 1 milhão de dólares para eleitores indecisos que decidirem votar em Trump nos “estados pêndulo”, que não possuem histórico de preferência por partido ou candidato.


Trump e Harris são os favoritos na disputa pela Casa Branca em 2024 (Foto: reprodução/ X/ @Encuestando)

Do outro lado da disputa está Kamala Harris, que assumiu a campanha dos Democratas após a saída do atual presidente americano Joe Biden, que deixou a disputa, após polêmicas envolvendo a suposta senilidade dele, que possui atualmente 81 anos. Harris representa pautas mais progressistas e possui em sua campanha diversas celebridades, como Taylor Swift e membros do elenco dos Vingadores, da Marvel.

O resultado das eleições americanas deve ser apresentado nas próximas semanas e tende a mostrar uma disputa bastante acirrada de acordo com as últimas pesquisas, onde frequentemente Harris ou Trump aparecem com uma pequena vantagem em relação ao oponente.