Turista quebra cadeira Van Gogh em museu na Itália e vídeo viraliza
No museu Palazzo Maffei, em Verona (Itália), um turista que tentou tirar uma foto sentando-se sobre a “cadeira Van Gogh”, obra de Nicola Bolla revestida por centenas de cristais Swarovski e acabou quebrando a escultura. O museu divulgou o vídeo como um alerta sobre os riscos que o comportamento impulsivo representa ao patrimônio artístico, e celebrou […]
No museu Palazzo Maffei, em Verona (Itália), um turista que tentou tirar uma foto sentando-se sobre a “cadeira Van Gogh”, obra de Nicola Bolla revestida por centenas de cristais Swarovski e acabou quebrando a escultura.
O museu divulgou o vídeo como um alerta sobre os riscos que o comportamento impulsivo representa ao patrimônio artístico, e celebrou o bem-sucedido trabalho de restauração que devolveu a obra ao acervo.
Turista quebra acidentalmente Cadeira Van Gogh após tentativa de foto
O fato ocorreu dentro do museu Palazzo Maffei, em Verona, na Itália, após um turista tentar fazer uma pose para foto sentando na escultura. A Cadeira Van Gogh é uma obra criada pelo artista italiano Nicola Bolla, inspirada em uma das pinturas mais famosas de Vincent van Gogh e foi feita com vários cristais Swarovski.
As câmeras de segurança flagraram o momento exato em que o visitante, após olhar discretamente ao redor, se acomoda na peça e, imediatamente, provoca seu colapso. Duas pernas da cadeira se quebram, derrubando o homem no chão. Ao perceber o estrago, ele rapidamente se levanta e deixa o local acompanhado de uma mulher.
O museu informou que a cadeira sofreu danos significativos, especialmente no assento e na estrutura das pernas. Felizmente, o setor de restauração conseguiu reparar a obra e devolvê-la ao espaço de exibição pouco tempo depois.
Museu divulga vídeo em sua página no Instagram para fazer uma alerta
O Palazzo Maffei divulgou as imagens do ocorrido em seu Instagram como uma forma de conscientizar as pessoas que visitam o local sobre a importância de respeitar e preservar o patrimônio cultural. Na publicação, o museu reforça que ações como essa, ainda que sem intenção, colocam em risco obras de valor inestimável.
— Turista quebra “Cadeira Van Gogh” em museu na Itália (Vídeo: Reprodução/YouTube/CNN)
O vídeo rapidamente ganhou repercussão, viralizando nas redes e chamando atenção para o comportamento inadequado de alguns turistas em espaços culturais. Apesar do desastre, o Museu declarou que a equipe que cuidou da restauração conseguiu realizar um bom trabalho e recuperou a obra, que já está novamente sendo exibida.
Foi reforçado também que todo o Museu é monitorado por câmeras, para poder garantir que as obras permaneçam em segurança e pediu para que os visitantes mantenham cuidado e responsabilidade.
O incidente não causou grandes consequências, pois a equipe de restauração conseguiu recuperar a Cadeira Van Gogh o mais rápido possível terminou sem maiores consequências. No entanto, o Palazzo Maffei reforça o alerta: “a arte deve ser admirada, vivida, mas acima de tudo respeitada”.
