A Fazenda 2022: Deolane tem bafo? Saiba mais sobre o problema

Júnior Pereira Por Júnior Pereira
3 min de leitura

Em “A Fazenda 14” (Record TV), como todo reality, há muitas brigas, discussões e incomodações, não é mesmo? Nos últimos dias, por exemplo, Deborah Albuquerque pegou no pé de Deolane Bezerra por um motivo desagradável e inusitado: mau-hálito. A ex Power-Couple começou a fazer comentários como “bafuda” dentro da casa e espalhou a fofoca.

Apesar de ser um tabu e uma coisa um tanto quanto desconfortável, o problema é muito mais comum do que parece: 50 milhões de brasileiros sofrem de mau hálito, aponta pesquisa. O desconforto é extremamente comum e pode ser causado por vários problemas, até pela pouca ingestão de água, por exemplo.


Mau-hálito é um problema que atinge mais de 50 milhões de brasileiros. (Foto: Reprodução/kjpargeter/Freepik)


A principal causa do problema é uma higiene oral mal-feita e ruim. Escovar os dentes no mínimo três vezes ao dia e após as refeições, fazer o uso do fio-dental de forma correta e regular e também visitar o dentista de maneira periódica são alguns exemplos de uma boa conduta higiênica bucal.

Porém, apesar de a higiene bucal ser o principal agente para um bom hálito, há outros elementos que podem jogar contra seu bom-hálito. Tabagismo, doenças periodontais, problemas estomacais e outras doenças respiratórias – como sinusite, rinite e amigdalite – são outras, dentre muitas, causas do problema.

Além disso, há ainda outros problemas especialmente às mulheres: é muito comum o mau-hálito nos dias antecedentes à menstruação, já que a tensão pré-menstrual promove um desequilíbrio hídrico no organismo.

Mas como descobrir o mau-hálito? Não é tão fácil quanto parece, já que o olfato pode se acostumar com o odor causado. A ajuda de outras pessoas é essencial e pode ajudar muito, mas não como os comentários de Deborah a Deolane.

No caso das duas participantes do reality, não é possível saber se é verdade ou se não passa de uma provocação de Deborah, já que a Deolane também já acusou, rebatendo os comentários.

O tratamento é bem simples e prático, basta apenas descobrir qual o motivo para o problema. Se realmente for devido à má higiene bucal, a ajuda de um dentista é fundamental. Em caso de problemas respiratórios, o trabalho precisa ser conjunto entre dentista e otorrinolaringologista, fazendo a medicação correta e manter a higiene bucal. Em relação a problemas estomacais e gástricos, o processo precisa de ainda mais avaliação.

 

Foto destaque: Deborah e Deolane são as principais rivais dentro do jogo. (Foto: Reprodução/PlayPlus)

Deixe um comentário

Deixe um comentário