Fernando Fernandes é o apresentador de “No Limite”, sendo esse o seu segundo ano à frente da atração. Com 42 anos, tornou-se um exemplo nos esportes e com sua história de superação após um acidente. Começando no “Big Brother Brasil”, no ano de 2002, até chegar em “No Limite 2023”, ele começou como modelo, sagrou-se campeão na canoagem e apresentou programas em TV fechada e aberta.
Participação no reality e acidente
Fernandes foi apresentado ao público durante a segunda edição do BBB. Era um modelo relativamente conhecido na área e teve uma breve participação no reality. Foi o terceiro eliminado do programa, com 77% dos votos. Seu perfil briguento não agradou o público.
Com a fama adquirida, conseguiu bastante reconhecimento como modelo, participando de muitas campanhas. Contudo, no dia 4 de julho de 2009, sofreu um acidente. O veículo em que estava, bateu em uma árvore, na zona sul de São Paulo.
Teve duas vértebras quebradas e precisou realizar uma complexa cirurgia para descompressão da medula e fixação da coluna. Não sentia suas pernas, mas existia a esperança de conseguir movimentá-las.
Vídeo com entrevista de Fernando Fernandes ao Fantástico, falando sobre acidente e “No Limite 2023” (Vídeo: reprodução/YouTube/TV Globo)
Conquista no esporte e carreira como apresentador
Suas pernas não foram completamente recuperadas e Fernando precisou usar uma cadeira de rodas para se movimentar. Passou por dificuldades para se acostumar e também para conseguir oportunidades de trabalho. Ele lembra que o pagamento para uma campanha foi uma cadeira de rodas: “Pensei: um pouco antes, eu seria o modelo mais requisitado do mundo e, então, por estar na condição em que estava, passei a valer uma cadeira de rodas. Isso foi muito forte para mim”, revelou à jornalista Audrey Furlaneto.
Após algum tempo, tornou-se atleta paralímpico. Em seu passado já havia experiências no esportes: foi jogador de futebol profissional e boxeador amador. Optou pela Paracanoagem e se sagrou tetracampeão mundial (2009, 2010, 2011 e 2012), Tricampeão Panamericano, Tetracampeão Sul-americano e Tetracampeão Brasileiro.
Tornou-se bastante influente nos esportes, sendo convidado para comentar os Jogos Paralímpicos de Londres, em 2012. Também foi apresentador em quadros no “Esporte Espetacular” e em programadas no Canal Off, na TV fechada.
No ano de 2022 veio o convite para apresentar o “No Limite”, no lugar de André Marques. “(…) não pensei duas vezes: ‘Claro, óbvio. Eu sou o No Limite”, disse Fernandes que revelou uma ligação do diretor da atração na época, Boninho, que lhe fez o convite.
Foto Destaque: apresentador Fernando Fernandes em bastidores do programa “No Limite 2023”. Reprodução/Divulgação/TV Globo/Gshow