Na última terça-feira (27), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou que a fabricação, distribuição, comercialização, propaganda e uso de inúmeros lotes de suplementos alimentícios da marca AlwaysFit e Curcumais/AlwaysFit seja descontinuado.
Divulgada no Diário Oficial, a medida ocorreu devido à falta de avaliação de segurança para o uso sublingual dos ingredientes que constam nos produtos.
Suplementos afetados pela Anvisa
Os produtos da AlwaysFit proibidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária foram:
- Suplemento alimentar líquido de melatonina;
- Suplemento alimentar líquido de melatonina em spray;
- Suplemento alimentar líquido de óleo de semente de abóbora;
- Suplemento alimentar líquido em gotas de metil B9-B12.
Da marca Curcumais/AlwaysFit, foi suspensa a venda do suplemento alimentar líquido.

Risco de uso sublingual
Em nota encaminhada para o G1, a Anvisa informou que as substâncias administradas por via sublingual são metabolizadas diferentemente das que são absorvidas pelo intestino.
Os limites para nutrientes e substâncias bioativas, definidas na Instrução Normativa n° 28/2018, foram determinados para os produtos de ingestão oral — que serão ingeridas e absorvidas pelo intestino —, não sendo apropriadas para os que são indicados para uso sublingual.
Desta forma, isso significa que os suplementos absorvidos sob a língua não tiveram sua segurança comprovada, o que pode prejudicar e causar riscos à saúde dos consumidores.
Não houve pedido de atualização das listas da IN n° 28/2018 por parte da empresa encarregada dos produtos. Além disso, a regularização de constituintes destinados ao uso sublingual não foi apresentada. Assim, a suspensão por parte da Anvisa é uma forma de mitigação do risco sanitário ao qual a população está exposta, mediante a irregularidade e potencial falta de segurança no uso dos produtos.
Para quem possui algum destes produtos em casa, a agência recomenda que o uso seja parado imediatamente, e que busque informações de como descartar adequadamente, a fim de que o meio ambiente não seja prejudicado.