A princesa Kate Middleton, de 43 anos, anunciou nesta terça-feira (14) mediante uma postagem em seu perfil no X que o seu câncer está em estado de remissão após a finalização do tratamento.
Kate anunciou em setembro que as sessões de quimioterapia que ela havia iniciado para tratar um câncer se encerraram. O tipo e estágio da doença não foram revelados.
O anúncio
Na ocasião, Kate agradeceu a todos que caminharam ao lado dela e do seu esposo, príncipe William, nesta jornada de tratamento.Embora as notícias sejam boas, a princesa afirmou que continuará focada em sua recuperação para se ajustar ao “novo normal”.
É um alívio estar em remissão agorae continuo focada na recuperação.Como qualquer pessoa que já passoupor um diagnóstico de câncer sabe,leva tempo para se ajustar a um novonormal.” disse a princesa.
Embora as notícias sejam boas, a princesa Kate precisará continuar com o tratamento, pois a remissão do câncer não significa a cura total da doença.
Câncer em remissão
Segundo o médico Fernando Maluf, oncologista do Albert Einstein, a remissão de um câncer consiste no “desaparecimento da doença através dos métodos de avaliação”, ou seja, o câncer entra em estágio de remissão quando não é mais detectado por nenhum exame. Entretanto, isso pode significar que o câncer foi completamente curado ou diminuiu de tamanho ao ponto de os exames não conseguirem mais o enxergar.
Dessa forma, a remissão de um câncer não significa que a pessoa está completamente curada na doença. Por isso, é necessário que o paciente continue monitorando os sinais e realizando exames, pois algumas células cancerígenas podem continuar no corpo por anos, fazendo com que o câncer retorne depois de um tempo. Os médicos chamam esse retorno de “recidiva” ou “recorrência”.
Tem tumores que tem uma chance de retorno mais rápido e mais lento, isso é muito específico para cada tipo de câncer e o que a gente vêm desenvolvendo hoje é um teste chamado biópsia líquida”.
Fernando Maluf, oncologista do Albert Einstein, à CNN
Kate já retornou com alguns compromissos públicos. Na terça-feira (14), a princesa fez uma visita ao Royal Marsden Hospital, mesmo hospital onde realizou o seu tratamento em Londres. Na visita, Kate agradeceu pessoalmente à equipe médica, aconselhou alguns pacientes de câncer do hospital e prometeu ficar ao lado deles neste momento tão difícil.