O câncer de mama, doença muito perigosa para as mulheres, pode atingir mais de 66 mil casos até o fim deste ano, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Contudo, para evitar o desenvolvimento desta doença, um dos principais fatores que ajudam no fortalecimento do organismo é o cuidado na hora das refeições, pois um estilo de vida saudável e que seja rico em nutrientes ajudam na prevenção da enfermidade.
Segundo a nutricionista do Centro Universitário de Brasília (CEUB), Ana Salomon, o cuidado que as mulheres devem ter diarimente para se prevenirem deste câncer, está altamente ligado com a alimentação. Uma das recomendações é a escolha por alimentos naturais ao invés dos ultraprocessados.
Alimentos ultraprocessados/ (Foto Reprodução: APPAI)
“A alimentação saudável que inclui alimentos naturais, variedade e quantidade correta de frutas, verduras e legumes, os cereais itegrais, ajudam muito na hora de manter o estado nutricional adequado e claro, previne diversos tipos de doenças. Consumir uma alimentação saudável, garante uma qualidade de vida melhor no futuro”, afirma.
Para Ana, os alimentos “vilões” na dieta e que devem ser eliminados em primeiro lugar são:
- Fast-Foods;
- Alimentos ultraprocessados;
- Com altos níveis de açúcar;
- Carnes em conserva;
- Embutidos;
Ela ainda pontua que o consumo maior que 500g de carne vermelha ao longo da semana deve ser evitado, pois as gorduras interferem na produção de hormônios e afetam diretamente a saúde. Bebidas muito adocicadas e as alcoólicas devem passar longe da dieta, pois são prejudiciais.
Já alimentos aliados no combate tanto do câncer quanto para outras doenças, segundo a nutricionista e que precisam estar presentes diariamente, são:
- Cenoura;
- Beterraba;
- Vegetais verdes e folhosos;
- Vegetais crucíferos, como brócolis, agrião entre outros;
- Grãos integrais;
- Frutas diversificadas;
Frutas diversificadas/ (Foto Reprodução: Wizard)
Sobre o uso de suplementos, Ana explica que ainda não há um estudo científico que afirme haver uma relação na prevenção deste câncer. Contudo, ingerir este produto sem a prescrição de um profissional, pode causar outras consequências graves ao funcionamento correto do organismo. Desta forma, pode até haver o desenvolvimento de doenças graves.
Foto Destaque: Prato com alimentação saudável/ Reprodução: Pense Natural